25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Idosos em quarentena participam de atividades sobre meio ambiente

Fotos de idosos com plantas do próprio quintal da casa ou no jardim; produção de vídeos destacando a coleta seletiva e experiências pessoais relacionadas à questão ambiental, além de lives sobre o tema fazem parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) promovidas nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Nesse momento de pandemia, decorrente da Covid-19, os centros tentam chamar a atenção dos usuários para a necessidade de se reconstruir um mundo melhor.

Uma das ferramentas utilizadas atualmente para atingir o público dos sete Centros Estaduais de Convivência, mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Seas, e em parceria de outras secretarias estaduais, é o Facebook. Todos os centros estão realizando suas atividades on-line, daí o fato de as ações estarem sendo feitas por meio de vídeos, lives e conversas pelo Whatsapp, com cada dirigente procurando inovar, visando manter o serviço governamental ativo.

O Ceci, situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, vai lançar no período de 1º a 5 de junho a campanha “Meio Ambiente é Vida”. A iniciativa envolve postagem de fotos dos idosos com uma planta, árvore, no jardim, no quintal. A ideia é que sejam fotos atuais, do período de isolamento social. Os dez primeiros que enviarem fotos receberão em casa uma muda de árvore nativa para plantar e cultivar.

No dia 5 de junho será feita uma live sobre “O Impacto Ambiental da Pandemia da Covid-19”. A diretora do Ceci, Ítala Rodrigues, disse que na ocasião serão abordados temas como coleta seletiva; descarte correto de máscaras e luvas; uso excessivo de descartáveis; entre outros.

Santo Antônio – A programação do CECF Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste, também será de 1º a 5 de junho, e consistirá na abordagem sobre os impactos do isolamento social e sua contribuição “indireta” para o meio ambiente; vídeo sobre a importância da coleta seletiva; músicas; paródias; palestras; e atividades para colorir voltadas ao público infantil. De acordo com a diretora Leila Sampaio, toda a equipe psicossocial do Magdalena vai estar empenhada na programação, cujas atividades serão disponibilizadas via página Facebook do centro.

Alvorada – A programação sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente do CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, vai acontecer no dia 5 de junho. A ação envolverá bate-papo e quiz temático, depoimento com vídeos e fotos sobre a utilização de materiais recicláveis e hortas realizadas em casa. A diretora da unidade, Kelly Tavares, informa que as atividades serão realizadas de forma on-line através do Whatsapp, com a participação dos integrantes dos grupos Mais Ativos, Estimulando a Memória e Alegria.

Mutirão – O CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, vai comemorar a data de uma forma inovadora. O corpo técnico do centro está orientando os integrantes dos grupos de convivência a plantar alguma espécie vegetal de forma a criar um ambiente verde dentro de casa. Pode ser feito em garrafa PET, lata de leite, uma caixinha de madeira, de forma que reaproveite o material.

“Os participantes têm até o dia 5 de junho para fazer um vídeo e enviar ao centro, mostrando o resultado desse trabalho”, disse a diretora Anália Mota.

Japiim – O CECF 31 de Março, situado no bairro do Japiim, zona sul, também está participando da campanha com o projeto “Proteger Salva-Vidas”, que se traduz na confecção de máscaras reutilizáveis, feitas de tecidos, que são doadas aos usuários do próprio centro.

“Ao invés de doar máscaras descartáveis, que muitas vezes são descartadas no meio ambiente, estamos confeccionando no próprio centro e doando, pois dessa forma eles podem reutilizá-las”, informou a diretora Mirleide Freitas, destacando que os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente vêm sendo ressaltados nesse período de pandemia.

Outra ação envolve as orientações feitas aos grupos dos idosos no Whatsapp sobre os cuidados que devem ter em casa quanto à coleta seletiva do lixo, para evitar a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, chikungunya e malária. “A gente também lançou a proposta de vídeos, feitos por eles, dando dicas de algumas experiências pessoais nesse período de quarentena de como cuidam da casa, do quintal, e como estão lidando com essa questão ambiental”, disse a diretora.

Ação diversificada – O CECF Padre Pedro Vignola, situado no bairro Cidade Nova, zona norte e o CECF André Araújo, no bairro da Raiz, zona sul, não estão participando dessa programação. As diretoras e toda a equipe técnica dos dois CECFs estão trabalhando na linha de frente dos abrigos emergenciais criados pelo Governo do Estado, por meio da Seas, no atendimento à população em situação de rua neste período de pandemia.

FOTO: Kerolyn Leigue/Seas

spot_img