24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Idosos superam adversidades para participar da Olimpíada da Terceira Idade

A superação faz parte do cotidiano de cada atleta e, na Olimpíada da Terceira Idade, realizada pela Prefeitura de Manaus, não é diferente. Os idosos superam enfermidades e os treinos do dia a dia para se consagrarem campeões. E foi assim nesta quarta-feira, 25/9, com a disputa de seis modalidades no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Para ser um campeão, é preciso motivação, foco e determinação, características que não faltam aos quase 3 mil idosos que se preparam o ano todo para participar da Olimpíada da Terceira Idade. No dia em que é realizado o maior número de modalidades, seis no total, os gerontoatletas precisaram superar suas limitações para competir.

É o caso de Joaquina Queiroz, representante do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimberg Guerra, que aos 81 anos é uma das mais idosas da competição e, mesmo com dificuldades por conta de dores no joelho, osteoporose e hérnia de disco, não se abala e até já conquistou uma medalha de bronze pela bocha.“Para mim está tudo bem. Eu me sinto bem demais participando da Olimpíada da Terceira Idade. Já ganhei uma medalha pela bocha e vamos em frente sem parar”, contou.

A representante do CEL Armando Mendes, Maria Iolanda, 71, sofre de artrose no joelho, mas não mede esforços para treinar e competir em bom nível. Campeã na natação, Maria Iolanda tem rotina de treinos e hidroginástica na Ponta Negra. Com 36 medalhas na Olimpíada, ela vai em busca de novas conquistas. “A gente que participa das atividades se sente bem melhor, vive mais, é mais feliz e a minha deficiência no joelho não me empata em nada. Eu me sinto feliz, vivo mais, fico mais jovem, mais bonita, e todos os idosos deveriam fazer a mesma coisa”, disse, fazendo o convite aos idosos para o evento.

“Eu faço o convite para as amigas da minha idade ou mais velhas que venham, participem, que é bom. Aqui a gente conhece pessoas novas e faz amizade. É maravilhoso”, finalizou.

Programação

Dia 26 – Atletismo, na Vila Olímpica, das 15h às 18h30

Dia 27 – Concurso de dança/baile, no Parque do Idoso, das 17h às 20h

Foto – Márcio James / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui