Idosos são foco de uma ação que a Prefeitura de Manaus vai realizar a partir deste domingo, 1°, no Complexo Turístico Ponta Negra. O programa Viver Bem na 3ª Idade vai oferecer atividades físicas a partir das 7h e é direcionado aos idosos matriculados nos Centros de Esporte e Lazer (CELs) mantidos pelo Município. A cada domingo, participantes de dois CELs serão contemplados com a iniciativa.
A psicóloga Laila Almeida, da Gerência de Atividades Especiais da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), explicou que atualmente três mil idosos são atendidos pelos 16 CELs mantidos pela prefeitura em toda a cidade.

“Resolvemos contemplar o público de cada dois CELs por semana para levar à Ponta Negra. No local pretendemos oferecer alongamento físico, caminhada, ginástica, disputas e confraternizações, sempre aos domingos, das 7h às 11h, até o final do mês de abril”, destacou Laila.

Nesta semana, foram escolhidos os participantes dos CELs situados na Redenção e no Conjunto Vista Bela, localizados na zona Centro-Oeste. O grupo da “maior idade”, como os mais experientes gostam de ser chamados, serão transportados por ônibus cedidos pela secretaria a fim de proporcionar maior comodidade ao público do projeto.

“Como os idosos moram nas proximidades dos CELs, definimos um horário e combinamos nas unidades esportivas para que todos possam ser transportados com segurança até a Ponta Negra. Ao término da atividade, iremos retornar ao ponto de encontro”, afirmou a gerente de atividades esportivas da Semjel, Laila Almeida.

Em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estudantes dos cursos de Medicina e Educação Física estarão aferindo pressão, fazendo teste de glicemia, demonstrando e auxiliando os idosos sobre o modo correto de desenvolvimento das atividades.

Segundo o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a implementação do programa visa proporcionar qualidade de vida às pessoas que tanto já contribuíram para a cidade. “Todos nós queremos envelhecer com saúde e bem-estar. É pensando nisso que a prefeitura pensou nessa atividade, como forma de oferecer mais um serviço gratuito ao público da terceira idade”, enfatizou Damasceno.

Inscrições

Para participar das atividades, a pessoa com idade superior a 50 anos precisa estar matriculada em um dos 16 CELs da cidade. A inscrição nestes espaços deve ser feita em qualquer um deles, com a apresentação de documentos pessoais, como Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de duas fotos 3×4, comprovante de residência e laudo médico.