As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

IEL e SEMED capacitam jovens e adolescentes para o mundo do trabalho

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolve o projeto “Jovem no Mercado IEL – o 1º Emprego: Desafios e Oportunidades”, por meio de oficinas realizadas nas escolas municipais Profª Antônia Pereira da Silva (bairro Santa Etelvina) e Antísthenes de Oliveira Pinto (bairro Cidade de Deus), aos sábados, das 8 às 12 horas, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

A superintendente do IEL Amazonas, Andrea Guerra, explica que o projeto, por meio de oficinas e workshop, busca fornecer conhecimentos e informações sobre o mundo do trabalho e, também, capacitar e oportunizar aos jovens, que tiverem melhor desempenho, vagas de estágio e jovem aprendiz nos programas do IEL, mediante demanda da empresa e critérios de cada programa.

Cento e vinte alunos, por sábado, da Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, participam do projeto, que oferece ainda certificação digital, com carga horária de quatro horas, e inclusão de currículo no banco de empregos do IEL Amazonas.

O conteúdo oferecido proporciona o desenvolvimento do jovem e seu perfil profissional, considerando cinco fatores importantes: conhecimento, habilidades, atitudes, valores e emoções. “A responsabilidade, comprometimento e comportamento são importantes nesse perfil profissional e, para tanto, os jovens devem enxergar o desafio como uma oportunidade”, frisa Guerra.

Atuam no projeto os instrutores Francisco Carlos Silva, na Escola Municipal Antônia Pereira da Silva e Adenilson Santos, na Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, ambos com experiência, atuando com jovens e, utilizando metodologias ativas de aprendizagem em suas aulas.

Foto: Divulgação