27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

IFAM e Governo do Amazonas firmam carta de intenções para desenvolvimento do setor primário

Durante a assinatura do Plano Safra Amazonas 2015-2016, na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) firmou parceria com a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) por meio de uma carta de intenções para desenvolvimento do setor primário, com ações de capacitação, extensão tecnológica e pesquisa aplicada.

Na área pesqueira, o IFAM vai oferecer cursos de Formação Integrada e Continuada (FIC), ensinando técnicas de como preparar viveiros, manejo e alimentação de alevinos e na verificação da qualidade da água. Esses cursos serão aplicados nos municípios onde o Governo do Amazonas possui Unidades de Produção de Alevinos (UPAs).

Segundo o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a parceria com a Sepror vai viabilizar que cursos de formação sejam oferecidos em todo o Amazonas.

“Para alavancar a atividade primária no Estado é necessário que os envolvidos na cadeia produtiva sejam capacitados, a fim de obter as melhores técnicas e, consequentemente, resultados mais exitosos no campo. Uma das propostas é ofertar cursos técnicos e de especialização lato sensu na modalidade a distância (EAD) para atender as comunidades onde o IFAM já mantem campus e/ou polos de ensino, além de cursos de curta duração com enfoque na pecuária, avicultura, meliponicultura, fruticultura, aquicultura e pesca, dentre outros”, disse Castelo Branco.

De acordo com a Sepror, o Plano Safra Amazonas 2015-2016 é um pacote de investimentos de R$ 362 milhões para o setor primário visando atender cerca de oito mil produtores, com ações de assessoramento, extensão rural e fomento.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui