25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

IFAM inicia distribuição de tablets, chips com pacotes de dados e cartões de memória a estudantes

O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM) iniciou neste mês, a entrega de tablets, chips com pacotes de dados e cartões de memória aos alunos das unidades de ensino da instituição. A ação tem como objetivo reduzir os efeitos causados pela pandemia de Covid-19, quando o corpo docente foi um dos grupos mais afetados em seu processo de aprendizagem com a adoção das medidas de distanciamento social.

Para a compra dos equipamentos, o investimento foi de R$ 12.400.000,00 e oportunizou a aquisição de 12.534 tablets, cada tablet vem acompanhado de um chip com pacote de dados e um cartão de memória, que atenderão os discentes dos cursos de graduação e técnicos de nível médio das formas integrada, subsequente e Proeja dos 17 campi do IFAM.

De acordo com a reitora substituta do IFAM, professora Lívia de Souza Camurça Lima, a ação foi viabilizada via recurso da Assistência Estudantil do Instituto, a fim de proporcionar uma condição melhor para que os alunos possam estudar e receber os conteúdos das aulas de maneira plena. “É importante frisar a relevância deste projeto para nossa região, pois há desigualdade no acesso dos nossos educandos aos meios de comunicação remotos. Então, vimos neste plano a inclusão e oportunidade de igualar estes discentes, que outrora sentiam-se excluídos diante deste cenário que nos foi imposto, contudo. Para nós do IFAM, este projeto só vem a confirmar nossa missão na região amazônica”, explicou.

Na primeira semana de maio, foram contemplados os estudantes dos campi da capital (Centro, Distrito Industrial e Zona Leste) e de Itacoatiara, selecionados por meio do edital socioassistencial, tendo estabelecidos critérios como renda per capita e regularidade na matrícula.

Segundo a diretora-geral do IFAM-Campus Itacoatiara, professora Leonor Toro, o momento é de conquista para a unidade de ensino distante 270 km de Manaus. “É um grande momento para o Campus Itacoatiara, pois é mais uma página escrita na história do Campus, além de ser a realização de uma ação muito desejado pelo ex-reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio” destacou. Para o diretor-geral do IFAM-Campus Manaus Zona Leste, professor Jaime Cavalcante, “além de ser uma das várias estratégias de enfrentamento à COVID-19, a distribuição de equipamentos é uma ação que atua diretamente em um dos efeitos da causados pela pandemia: o distanciamento social. Com os tablets e os chips com pacotes de dados,os alunos poderão se aproximar dos conteúdos ministrados nas aulas”, ressaltou.

Todas as unidades de ensino do IFAM serão contempladas, porém a distribuição ocorrerá de acordo com a disponibilidade dos fornecedores e dos aspectos logísticos envolvidos no processo de entrega. A ação objetiva prioritariamente atender aos discentes com extrema vulnerabilidade social.

Foto: Divulgação

spot_img