24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ifam, Marinha do Brasil e Ministério da Pesca celebram acordo para qualificar profissionais aquaviários

ASSINATURA ACORDO ENTRE IFAM, MARINHA E MINISTERIO DA PESCA - FOTO ASSESSORIA IFAM
ASSINATURA ACORDO ENTRE IFAM, MARINHA E MINISTERIO DA PESCA – FOTO ASSESSORIA IFAM

Na tarde desta quinta-feira, 19 de março, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) em parceria com a Marinha do Brasil e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) assinaram dois Acordos de Cooperação Técnica, nº 004 e 005/2014, visando à formação de aquaviários no Amazonas.

O acordo foi assinado no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), na presença do reitor do IFAM, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, do ministro de pesca, Helder Barbalho, do Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira e autoridades locais.

O IFAM vai ofertar os cursos de pescador profissional, marinheiro fluvial de convés e de máquina e, mecânico de motores a diesel.
Segundo o reitor do IFAM, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, ações como essa só fortalecem e consolidam a educação técnica e profissional no Estado. “Somos o primeiro Instituto Federal da região Norte a oferecer esse tipo de qualificação. Nosso objetivo é fortalecer e consolidar a economia solidária e, principalmente, manter a educação como instrumento de transformação local”, disse o reitor.

No Brasil, apenas os Institutos Federais do Ceará, da Paraíba, de Santa Catarina, do Rio Grande do Norte, do Tocantins e o Instituto Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, tem essa parceria firmada com o MPA e a Marinha do Brasil. Para o ministro Helder Barbalho, os cursos vão incentivar novos profissionais e irá regularizar os já existentes.

O Amazonas é conhecido por ser o segundo polo em construção naval do Brasil e essa vocação foi destacada pelo Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira.

“A região amazônica destaca-se pela importância na questão logística e estratégica do Brasil. Aqui, sofremos com a falta de mão-de-obra especializada, porém, esses acordos irão suprir essa demanda, principalmente na formação e qualificação de profissionais como marinheiro de convés e de máquinas”, afirmou o Vice-Almirante.

A previsão de início dos cursos é para o segundo semestre de 2015, por meio de edital que será lançado no Portal do IFAM e ofertados de forma gratuita a população.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui