27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Igarapé do Franco inspira Gincana Ambiental em escola na Compensa

O igarapé do Franco, que corre ao longo da Avenida Brasil, na Compensa, serviu de inspiração para a 1ª Gincana Ambiental – Jogando Limpo com a Natureza, que acontece nesta terça-feira (26), a partir de 9h, no Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Braga, localizado no mesmo bairro, na zona Oeste da cidade. No centro do projeto está o incentivo à coleta e destinação corretas para toneladas de resíduos do entorno da escola e que, na maioria, chegariam ao leito do igarapé. A gincana vai entregar prêmios individuais e por turma aos alunos que recolheram o maior volume de resíduos nos 20 dias de realização da prova.

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, por meio da gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), e pelas empresas Virrosas, Frigelo e Brasil Coleta, a gincana envolveu dez turmas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o que representa pelo menos a metade dos 985 alunos matriculados no Ceti Áurea Braga em 2019.

De acordo com a coordenadora de área da escola, Joelma dos Santos, desde o dia 5 de novembro, os alunos, na faixa dos 11 aos 16 anos de idade, se empenharam na tarefa de coletar e levar para a escola a maior quantidade de resíduos, como embalagens plásticas, garrafas pet, latas e caixas de papelão. Além dos prêmios individuais oferecidos pelos organizadores, os alunos concorrem a um prêmio coletivo, por turma: a visita a uma das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), no caso, a fábrica da Coca-Cola, a Recofarma.

“Quando o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus nos procurou e propôs a criação desse projeto, a intenção era aliar a educação ambiental com algo que pudesse se materializar também em atitudes contínuas e sustentáveis para inserir a logística reversa no cotidiano das pessoas”, diz a gerente e coordenadora de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Responsabilidade Social da FIEAM, Renée Fagundes Veiga.

Por logística reversa entende-se um dos princípios introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada com a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Trata-se de um instrumento para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que vai do fabricante ao titular da limpeza pública urbana, passando pelos comerciantes e consumidores. O ciclo termina com a restituição dos resíduos ao setor empresarial de origem para reaproveitamento ou “outra destinação final ambientalmente adequada”.

Uma parte importante na programação da Gincana, junto com a apresentação dos Garis da Alegria e shows musicais dos alunos, será a distribuição de exemplares de uma cartilha de logística reversa pelo Sindicato e FIEAM. De acordo com Renée Veiga, antes de entrar em campo os alunos receberam informações básicas sobre a política ambiental e foram supervisionados pela equipe técnica da escola sobre o que coletar e como destinar esse resíduo.

A partir dessa primeira experiência, segundo a gerente da FIEAM, a ideia é expandir para outras áreas da cidade, talvez até mesmo fazendo um evento maior e com todas as escolas de Manaus. “Estamos mapeando outros pontos sensíveis sobre o tema meio ambiente-consumo consciente-responsabilidade social e certamente atuaremos também em outras demandas”, diz Renée Veiga.

A participação ativa do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, desde a concepção até o financiamento do projeto, mostra, segundo Renée, o nível do engajamento das empresas do PIM na questão ambiental. “Na verdade, nossas indústrias já atuam bastante na área de meio ambiente e responsabilidade social, porém, por ser algo já arraigado em suas filosofias internas, muitas vezes sequer divulgam, exatamente por carregarem esses valores como base de sua gestão”, diz a gerente.

A Gincana conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Limpeza Pública e CETI Áurea Braga.

Foto: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui