27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Iluminação nova e investimentos na segurança reforçam a revitalização da Vila Olímpica de Manaus

O novo sistema de iluminação da Vila Olímpica de Manaus começou a ser instalado e segue o mesmo padrão adotado, durante os últimos meses, nas ruas da capital amazonense. As velhas e já desgastadas luminárias deram lugar a aproximadamente 40 lâmpadas brancas e modernas (de 150 a 450 watts), compostas de vapor metálico e equipamentos bem mais resistentes, que deverão gerar uma economia de até 30% aos cofres públicos.

A primeira etapa de troca no sistema de iluminação começou no último sábado (18), continuou no feriado prolongado e prossegue por toda esta semana, em mais uma ação conjunta do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO), com a Prefeitura Municipal de Manaus, que visa reforçar o processo de revitalização do complexo e preparar a capital amazonense para a Olimpíada de 2016.

Os trabalhos estão centrados na substituição dos braços, cabos, reatores, base, relé e lâmpadas. Boa parte das luminárias estava queimada e perdida, por conta da fiação velha e oxidada, entre outros problemas.

“Temos uma obra feita a custo zero para o Estado, estávamos na penumbra, mas agora a noite virou dia aqui na Vila”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Jorge Almeida, que completa um ano à frente da instituição no mês de julho.

A renovação do sistema de iluminação da Vila Olímpica também faz parte de um conjunto de ações que prioriza a segurança e o conforto de quem frequenta o local. Nesse sentido, a FVO firmou uma parceria com a Polícia Militar e a presença dos PMs no local já pode ser vista, particularmente na parte dos fundos da Vila.

“Essa cooperação entre as instituições também deverá ser feita com as Forças Armadas”, informou Aly Almeida.

Segunda etapa
Os trabalhos de troca das luminárias prosseguem por toda esta semana, com o direcionamento adequado do foco de cada lâmpada. A medida visa beneficiar principalmente os atletas, durante as competições que são realizadas no período da noite.

O serviço é realizado de forma emergencial pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da empresa Manaus Luz, mas prevê uma segunda etapa: a utilização das lâmpadas LED. O material é bem mais prático, resistente, econômico e deve ser instalado ainda este ano.

Público aprova
A sensação de segurança aumentou a estima de pessoas que estão quase todos os dias na Vila Olímpica. Entre os que se surpreenderam com a mudança está o casal de administradores André e Rosana Santos, que praticam a caminhada e fazem exercícios físicos há quase um ano.

“O ambiente ficou bem melhor”, observou André. “Melhorou até para quem tem carro, pois tínhamos que escolher o lugar para deixar nossos veículos”, completou Rosana.

A situação parecesse ter melhorado também para quem ‘mora’ e precisa treinar diariamente na Vila Olímpica. É o caso do trio de atletas Thalia Lopes e Diana Martins (da luta olímpica), e Ione Guedes (da corrida de três quilômetros), que já presenciaram pequenos assaltos em meio à escuridão.

“Está ótimo, mais seguro”, ecoaram, em tom de alívio, enquanto caminhavam em direção ao hotel.

Outras metas
Além do fator segurança, a FVO trabalha na reforma da pista de atletismo, cuja reabertura ocorre no dia 9 de maio, com a organização de um torneio comemorativo ao Dia Mundial do Atletismo. Outra meta é reformar a caixa de saltos do parque aquático e revitalizar o hotel e o refeitório. Este último deverá ganhar um novo aspecto, inclusive com o acompanhamento de nutricionista.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui