Iluminação pública é debatida pelo Fórum Municipal Permanente de Articulação da ZFM

Melhoria e revisão de valores para taxa de iluminação pública e extensão da iluminação para as áreas rurais foram alguns dos temas debatidos pelo Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), em encontro promovido pela Prefeitura de Manaus, na semana passada, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com a finalidade de criar um ambiente para a articulação de soluções de pautas econômicas.

Dentre as pautas abordadas no FOPAZFM tiveram destaque as resoluções promovidas pela concessionária ManausLuz, amparada pela Unidade Gestora de Projetos de Energia (UGPM), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), referentes ao Plano de Modernização da Iluminação Pública na cidade de Manaus, que vem avançando em vilas, becos, praças e quadras da capital amazonense.

A ação faz parte do projeto “Ilumina Manaus”, da Prefeitura de Manaus, e tem como objetivo modernizar a situação da iluminação pública da cidade propondo a substituição das lâmpadas antigas de sódio e vapor metálico, por lâmpadas a LED, cujo custo-benefício representa economia aos cofres municipais, visto que é um tipo de iluminação muito mais eficiente do que a tradicional, com cerca de 60% de eficiência energética, além de ter vida útil mais longa.

O superintendente da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia e Água/Seminf), Elson Ferreira, garantiu que a busca é por tarifas mais equilibradas e justas, que atendam ao plano da prefeitura à população urbana e rural e à indústria, áreas por vezes, esquecidas, mas que com a gestão do prefeito David Almeida, ganharam o protagonismo que merecem.

“As equipes têm trabalhado de forma engajada por toda a cidade, fiscalizando e ampliando o serviço. Já vencemos a parte da área urbana com mais de 120 mil pontos de iluminação a LED, distribuídos por todas as zonas de Manaus e agora estamos levando luz às ocupações que foram regularizadas, às áreas rurais, quadras poliesportivas, campos de futebol, além da iluminação artística em nossas praças, parques e monumentos históricos”, destacou.

Atualmente, Manaus já possui 72.146 pontos de LED instalados em bairros e comunidades.

Ação inédita

Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, o plano está sendo estendido a 238 espaços esportivos, quadras e campos, que vão ganhar cor, luz e vida, proporcionando mais segurança e modernidade para a nossa população praticar esportes e exercícios, essenciais para recuperação pós-Covid-19.

App Manaus + Luz

O aplicativo Manaus + Luz é uma ferramenta que auxilia o cidadão a registrar ou solicitar serviços de iluminação pública de forma rápida e simples. De acordo com a concessionária ManausLuz, as ocorrências registradas via app envolvem problemas como lâmpada apagada, oscilando e acesa 24 horas. Cada solicitação de conserto tem um prazo de 48 horas para ser executada, após o registro da ocorrência.

Atualmente, o app está disponível nas plataformas Android e IOS por meio das lojas de aplicativos Google Play Store e App Store.

A população também pode fazer o acesso pelo site: http://manausluz.com.br/manaus ou pelo telefone 0800-201-0001, canal para o cidadão manauara solicitar serviços de iluminação pública

Texto – Divulgação / Semtepi

Foto – Marcely Gomes / Semcom