24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Imigração americana: projeto de lei sugere que turistas mostrem suas redes sociais

Nova proposta pede que imigrantes revelem seus perfis no Facebook e Twitter para imigração americana

Quem está acostumado a viajar para os Estados Unidos já conhece a rotina de responder as perguntas na imigração americana. Mas um novo projeto de lei promete revelar a identidade online dos visitantes para facilitar a investigação a cerca dos estrangeiros. O projeto propõe que os imigrantes preencham uma ficha indicando seus perfis nas redes sociais ao passar pela imigração americana, que poderá investigar o viajante em seus perfis. A medida ainda será votada pelos cidadãos americanos até o dia 22 de agosto.

A imigração americana pode eventualmente barrar a passagem de um visitante caso o considere suspeito. Segundo a advogada de imigração e especialista em visto americano, Ingrid Baracchini, diversos são os fatores que podem impedir a entrada nos Estados Unidos. “São necessários muitos documentos para justificar a sua ida ao país. Um simples documento ou objeto esquecido na mala pode causar a negativa do visto”, explica a advogada. Segundo Ingrid, cada visto tem uma finalidade diferente e eles são concedidos de acordo com a natureza da viagem.

Fatores que podem causar a negativa de visto

A advogada de imigração, Ingrid Baracchini, lista abaixo quais os principais fatores que podem impedi-lo de entrar nos Estados Unidos.

– Não preencher os requisitos para obtenção do visto: em muitos casos, algumas pessoas acreditam que se enquadram nos requisitos para obter o visto, mas não conseguem comprovar legalmente que estão aptos a recebê-lo. “É de extrema importância analisar cada caso e verificar se o cliente possui todos os requisitos para a obtenção daquele visto. Esta negativa é muito comum em processos de vistos de trabalho, habilidade extraordinária ou EB-5, pois muitas vezes não se comprova a origem legal do valor a ser investido”, comenta a advogada de imigração.

– Atraso na entrega de informações adicionais solicitadas: a imigração pode solicitar o Request Further Evidence (RFE), uma espécie de pedido de informação adicional. Ingrid explica que isso significa que o processo não foi negado, mas que a imigração quer mais informações antes de tomar uma decisão. “A imigração tem o direito de pedir o que quiser e julgar necessário para tomar uma decisão. Os documentos solicitados podem ser desde uma foto, um documento adicional ou uma carta de referência, por exemplo. O importante é não atrasar a entrega desses documentos pedidos” observa Ingrid Baracchini.

– Antecedentes criminais: uma pessoa com antecedentes criminais pode ter o visto de imigrante negado por ser considerada “persona non grata” nos EUA. Os crimes são analisados caso a caso, mas, geralmente, são os de natureza grave como crimes hediondos, os de natureza torpe ou os crimes de natureza moral, que podem causar a negativa de um visto de imigrante.

– Ter algum tipo de impedimento para entrar no país: se o interessado tiver algum problema anterior com os EUA, como visto negado, esteve de forma ilegal no país ou ultrapassou a data permitida pelo visto, por exemplo, pode enfrentar dificuldades para conseguir o visto de imigrante. Para pessoas que viveram ilegalmente durante um período, mas que desejam fazer o investimento para conseguir o visto de investidor, o pedido de perdão não é concedido. “Nesse caso, a pessoa precisará cumprir a penalidade de 10 anos fora dos Estados Unidos para que possa voltar a ser elegível para um visto de investidor,” explica a advogada.

– Patrocinador não cumpre os requisitos exigidos: alguns Green Cards exigem que haja alguém financeiramente responsável pelo processo de pedido de visto, como nos casos de visto por parentesco ou vistos de trabalho. O “patrocinador” deve ter renda para declarar e meios de comprovação como contracheques, por exemplo. “Se o cliente não possui um patrocinador que preencha os requisitos necessários, pode ter o processo negado ou suspenso por um ano até que forneça um patrocinador adequado”, completa Ingrid.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui