Quem não enviar a declaração fica com o CPF “sujo” e impossibilitado de fazer empréstimos, tirar passaportes e até prestar concurso público

A Receita Federal reabriu o sistema do Imposto de Renda para aqueles contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo. No caso, a pessoa vai ser multada em 1% do imposto devido por mês de atraso, limitado a 20% do imposto total, ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

O programa para fazer o envio vai ser o mesmo, por isso, não vai ser preciso baixá-lo novamente. Se você quiser, também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda por meio de um tablet ou de um celular.

Quem não enviar a declaração fica com o CPF “sujo” e impossibilitado de fazer empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público.

Neste ano, a Receita Federal recebeu mais de 30 milhões e seiscentas mil declarações, um crescimento de 4,8% em relação ao ano passado.

Repórter Cintia Moreira