Amazonas Notícias

Imprensa Oficial do Amazonas celebra 131 anos de atuação, registrando a história e conectando o futuro  

Há mais de um século a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) se dedica à preservação, publicação e documentação dos momentos mais emblemáticos do Estado e. nesta quinta-feira (31/08), celebra 131 anos de história e bons serviços prestados à sociedade.  

Instituída pela Lei Nº1 em 31 de agosto de 1892, na gestão do governador Eduardo Ribeiro, logo após a Proclamação da República no Brasil. 

O diretor-presidente da autarquia, João Ribeiro Jr., relata a evolução da instituição em parceria com o estado. “Sob as orientações do governador Wilson Lima realizamos, nesses dois anos e meio, uma grande mudança estrutural, física e cultural. Hoje, realizamos um trabalho diferenciado, atendendo a todas as secretarias e a população em geral do Estado”, resumiu.

Evolução do Diário Oficial  

Nas primeiras décadas de sua existência, a IOA estava mergulhada no mundo da impressão manual. O Diário Oficial era montado meticulosamente “letra por letra” em chapas de ferro, através das linotipos. A rotoplana, uma máquina revolucionária para a época, permitia a impressão em larga escala, mas ainda dentro dos limites tecnológicos do momento.  

Com o passar do tempo, os processos manuais deram lugar a plataformas digitais, permitindo processos mais rápidos durante as operações dos serviços gráficos. A transição para a era digital trouxe não apenas agilidade na produção, mas também ampliou o alcance do Diário Oficial, tornando-o acessível a um público mais amplo. 

Em 2020, a Imprensa Oficial transformou o Diário Oficial em 100% online e gratuito. Proporcionando maior alcance de acesso à informação e economizando recursos aos cofres públicos.  

Serviços gráficos e editoriais 

A Imprensa Oficial desempenha um papel central na publicação do Diário Oficial Eletrônico (DOE) e, conforme o Decreto nº 40.769 de 10 de junho de 2019, também se estabeleceu como a gráfica oficial do Estado. Além de produzir documentos como folders, cartazes, calendários e revistas, a IOA oferece serviços editoriais de alta qualidade em diversas áreas. 

Centro de Documentação e Memória  

O Centro de Documentação e Memória (CDM) da IOA tem a importante missão de preservar a história do Amazonas por meio de edições físicas do Diário Oficial, livros e documentos que registram os eventos históricos do Estado. Ao longo dos anos, a IOA constitui um valioso acervo de documentos, registros e materiais que testemunham o desenvolvimento do estado e das atividades institucionais. O CDM organiza, cataloga e disponibiliza esses materiais para pesquisadores e o público em geral, desempenhando importante colaboração na preservação das memórias. 

Legisla.Am 

O Legisla.Am, uma plataforma lançada com a parceria entre a Imprensa Oficial e o Governo do Amazonas, oferece acesso gratuito a mais de 6.700 normas, incluindo Leis, Decretos e Portarias. Em apenas dois anos, a plataforma registrou mais de 65 mil usuários e se destacou como uma ferramenta essencial para juristas, pesquisadores e interessados em consultar e baixar atos normativos. 

Comemoração 

Para celebrar os 131 anos da autarquia, o Sistema de TV Encontro das Águas em parceria com a Imprensa Oficial, está disponibilizando por meio do link https://youtube.com/watch?v=3MNkMtp58s4&si=IDdHgpQmiUID2Lcp, um mini documentário que conta a trajetória da autarquia em todos esses anos.  

“Na Imprensa Oficial, estão registrados, arquivados e guardados toda a história dos governos”, resumiu o diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das águas, jornalista Oswaldo Lopes Filho. Segundo ele, a tarefa delegada pelo governador Wilson Lima, 2021, ao diretor-presidente da Imprensa Oficial, João Ribeiro Jr, a responsabilidade de aprimorar, modernizar e agilizar os serviços prestados vem sendo cumprida à risca.

Endereço 

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas fica localizada na rua Doutor Machado, nº 86, Centro de Manaus. O acesso via internet é no endereço imprensaoficial.am.gov.br   e pelo telefone (92) 2101-7500. 

FOTOS: Weslen Simplício,Ismael Oliveira e Winnetou Almeida/IOA 

Relacioandos