27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Inauguração da sede definitiva do IFAM campus Itacoatiara conta com presença de Ministro da Educação Rossieli Soares

Na manhã deste último sábado, 07 de julho, foi realizada a solenidade de inauguração do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Itacoatiara, a solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco além de servidores, alunos, autoridades do município e comunidade externa. O projeto e poderá atender 1.200 estudantes, divididos em três turnos de ensino.

Rossieli Soares destacou a importância do Campus Itacoatiara para a região e afirmou que a parceria entre o ministério e o instituto continuará. “A obra está concluída e este é um prédio determinante para a conexão de toda a comunidade e o desenvolvimento da região. Há planos que estão sendo estudados para a expandir as possibilidades do instituto e no segundo semestre podemos ter novidades”, afirmou.

O IFAM está em Itacoatiara desde 2014, funcionando em diferentes locais provisórios, mas iniciou as atividades na sede definitiva em maio de 2018. Oferece cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente, além de ensino a distância (EaD) e conta, atualmente, com 739 estudantes matriculados e 50 servidores, entre professores e técnicos-administrativos.

Reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, ressaltou que Itacoatiara tem se consagrado como uma cidade universitária e que, em breve, haverá a oferta de novos cursos. “O diferencial do instituto é que ele oferece cursos que estão em harmonia com os arranjos produtivos locais”, disse. Na oportunidade o reitor Antonio Venâncio prestou homenagens ao ex-reitor do IFAM, Professor João Martins Dias, responsável pela implantação do Campus Itacoatiara, e ao professor Allen Bitencourt de Lima, primeiro gestor do Campus.

A diretora Geral do Campus Itacoatiara professora Leonor Toro, falou sobre os desafios em levar ensino as cidades do interior do estado, e agradeceu o empenho de todos os servidores e alunos para a realização desse projeto.

O Campus Itacoatiara possui uma área total construída de 3.050,61 m², distribuída em dois pavimentos. No bloco principal, o prédio dispõe de auditório com capacidade para 220 pessoas, salas da direção, de reunião e dos professores, além de espaços de atendimento ao aluno e médico, departamentos administrativos e pedagógicos, secretaria escolar, copa, cantina, guarita de segurança e estacionamento.

Conta, ainda, com seis laboratórios, sendo um de física, um de química, um de biologia e três de informática, nove salas de aula, biblioteca, banheiros e salão de convivência. Na unidade, são ofertados os cursos de administração, agropecuária, agronegócio, informática e meio ambiente, nas modalidades integrado e subsequente, além dos cursos da educação a distância (EaD).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui