As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Inauguração do Shopping T4 movimenta zona Leste

Mais de 700 microempreendedores que atuavam nas ruas do Centro de Manaus agora têm endereço certo. Na noite da última quinta-feira, 30 de junhp, a prefeitura entregou o Shopping T4 – a maior e última das unidades que integram o projeto “Viva Centro Galeria Populares”, composto ainda pela Galeria Espírito Santo e Galeria dos Remédios, ambas no centro da cidade.Localizado na avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, o empreendimento faz parte da restauração e requalificação do Centro Histórico de Manaus.
Além das lojas com produtos diversos, o prédio de dois andares possui ampla praça de alimentação, elevador, escada rolante, caixas eletrônicos, serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão de Manaus (PAC Municipal), casa lotérica e outros serviços.
Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Neto, este é o melhor shopping popular do país e vem acrescentar na economia da zona Leste. “O shopping vem movimentar a economia da zona Leste, para dar abrigo, dignidade e para honrar os camelôs.”
Para o microempreendedor João Ximenes Mourão, essa é a realização de um sonho.

“Eu estou muito alegre e satisfeito, por estar mudando minha vida hoje, é um sonho que se tornou realidade.”
Para atender com maior comodidade os clientes, o local, que possui 32 mil metros quadrados de área total, conta também com estacionamento para mais de 300 carros, pista de caminhada, quadras de esporte e paisagismo.
Para a manutenção e funcionamento das atividades foram construídas uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e uma subestação de 1.500 quilowatts de potência. Os recursos para o projeto das galerias populares são oriundos do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipec).
Para a construção do Shopping T4, foram destinados mais de R$ 30 milhões, via contratação de empresa por licitação, sendo os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
A obra recebeu um aporte de R$ 6 milhões do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), que compõe a estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O projeto “Viva Centro Galerias Populares” teve início em fevereiro de 2014, com meta de retirar das ruas  2.082 camelôs cadastrados,  ação fundamental para a requalificação do Centro Histórico de Manaus. Até agora, 1.502 ex-camelôs já deixaram as ruas e praças do centro, tornando-se microempreendedores.
Na Galeria Espírito Santo, que fica na rua Joaquim Sarmento, esquina com a rua 24 de Maio, estão alocados 298 pequenos empresários. Já na Galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, estão 199 comerciantes.
Vale destacar que ainda estão previstas as obras da 2ª e 3ª etapas da Galeria dos Remédios, que vão disponibilizar mais 345 vagas aos empreendedores, incluindo praça de alimentação. A obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2016.

você pode gostar também