As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

‘Incubadora de Empresas da UEA’ é selecionada para o Programa de Economia Criativa

O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Centro de Economia Criativa e Inovação (CCEI-Daegu) da Coreia do Sul e a Samsung.

A Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi selecionada para integrar o Programa de Promoção da Economia Criativa. O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Centro de Economia Criativa e Inovação (CCEI-Daegu) da Coreia do Sul e a Samsung.

O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou a seleção da Incubadora da UEA como mais um importante passo para a aproximação da Universidade e a indústria. “É uma oportunidade que nos trará recursos para investir pesado em empreendedorismo, ambientes de inovação, além de fortalecer e lançar startups no mercado. É um momento importante, sobretudo, para nossos alunos, egressos e cursos de tecnologia já que a novidade promoverá o desenvolvimento de Pesquisa e Inovação”, disse.

O objetivo é identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo em todo o país, fomentando tecnologias emergentes e contribuindo para o desenvolvimento de novas empresas. A ‘Incubadora da UEA’ une-se às outras incubadoras selecionadas e que foram anunciadas durante a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, realizada no segundo semestre de 2015.

A partir da seleção no Programa, a ‘Incubadora da UEA’ terá acesso a um conjunto de recursos exclusivos, tais como publicações, metodologias, tecnologias, práticas e profissionais que poderão contribuir para a implantação das ações previstas. Destacam-se os seguintes benefícios: Certificação do Programa de Promoção da Economia Criativa; Aprimoramento do Know-How da incubadora relativo à atração e captação de empresas inovadoras; aperfeiçoamento do processo de incubação; atualização e manutenção do conhecimento técnico.

SELEÇÃO

Para integrar o programa, a Incubadora de Empresas da UEA passou por um processo seletivo, que começou com o lançamento da chamada para incubadoras da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia), feito pelo presidente da Anprotec, Jorge Audy, durante o workshop “Ecossistemas da Inovação”, realizado em dezembro, na cidade de Manaus (AM). “Atividades como essas, na área de inovação e empreendedorismo, têm enorme significado quando ocorrem em regiões específicas, levando ações importantes de desenvolvimento para o país como um todo”, afirmou Audy.