25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Índios Dessana conduzem Tocha Olímpica na RDS do Tupé

O espírito olímpico tomou conta dos moradores da comunidade São João, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, nesta segunda-feira, dia 20, segundo e último dia de revezamento da Tocha Olímpica na cidade de Manaus.
O cacique Raimundo Kissib Kumu Vaz, 68, realizou um ritual xamânico para receber a chama olímpica e repassá-la para o filho, Reginaldo Fontes Vaz, 36, como forma de homenagear a cultura indígena e a importância de se manter viva as tradições, repassando-as entre as gerações. Momento de maior emoção, quando as mulheres da tribo entraram na maloca indígena no meio da floresta, levando alimentos.

O ritual de celebração durou cerca de 30 minutos e foi acompanhado por profissionais da imprensa nacional e internacional.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou a importância da passagem da tocha olímpica pela RDS do Tupé, santuário ecológico mantido pela Prefeitura de Manaus, e uma justa homenagem aos povos indígenas.

A presença da tocha na comunidade despertou o interesse geral dos moradores de comunidades vizinhas. A RDS do Tupé, gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), é formada por seis comunidades (Agrovila, Julião, Livramento, São João, Tatu e Colônia Central).

Visivelmente emocionado, o cacique lembrou que a Chama Olímpica, assim como o significado do nome da tribo Dessana, faz alusão a luz do sol.

Raimundo Pajé é oriundo da Região do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, onde se concentra a maior parcela da população da etnia Dessana no Amazonas.

Antes de chegar à comunidade São João, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, em um trajeto fluvial, a Tocha Olímpica iniciou seu roteiro pelo Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs), na zona Centro-Oeste, sendo conduzida por militares, na área de treinamento. No zoológico, interagiu com as onças-pintadas Juma e Simba.

Do zoológico, seguiu para a comunidade São Tomé, no município de Iranduba, reduto do reduto do boto cor-de-rosa. No roteiro, também, o passeio na orla fluvial de Manaus, cidade flutuante do Catalão e encerrando no Encontro das Águas.

Depois, a chama Olímpica chega ao município de Presidente Figueiredo (a 105 quilômetros de Manaus), passando pela cachoeira de Iracema, trilhas, grutas e Parque Urubuí.

De Manaus, nesta terça-feira, dia 22, a tocha embarca para o Acre.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui