32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Indústria do Amazonas recua 11,0%, em março, na comparação com o mês anterior

Em março, a produção industrial amazonense sofreu sua maior redução mensal dos últimos quatro anos, a queda foi de 11,0% na comparação com o mês anterior. O desempenho foi quinto pior do país. A comparação com o ano passado também mostrou uma redução de -5,7%. Com isso, o acumulado no ano que começou em janeiro com 4,9%, chegou em março a -1,2%. Pode-se dizer que a indústria extrativa que caiu -15,2 % puxou fortemente a atividade, enquanto a indústria de transformação caiu -5,1%.

No recuo de 9,1% da atividade industrial nacional, na série livre de influências sazonais, observa-se perfil generalizado de queda, que alcança todos os quinze locais pesquisados, refletindo os efeitos do isolamento social (em razão do combate à pandemia da COVID-19), e que afeta o processo de produção em várias unidades produtivas no país.

Na comparação com fevereiro deste ano, a indústria amazonense registrou, em março, um resultado de -11,0%, seguindo a média nacional que também apresentou resultado negativo (-9,1%).
Quando se compara a produção industrial de março de 2020 com mesmo mês do ano anterior, também observa-se resultado negativo (-5,7%), no Amazonas. No acumulado do ano, período de janeiro a março de 2020 (1º trimestre), também houve retração com resultado de -1,2% se comparado com o primeiro trimestre de 2019. Já o desempenho dos últimos doze meses ficou positivo, em 5,2%.

spot_img