24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inep capacita profissionais da educação para atuarem no Censo Escolar, através do Centro de Mídias da Seduc

Para capacitar os profissionais da educação que atuarão como coordenadores do Censo Escolar da Educação Básica nas Secretarias Estaduais e Municipais (capitais) de todo o Brasil, a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM), juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), iniciou, na manhã desta quinta-feira (18), um treinamento a nível nacional acerca da utilização da ferramenta “Educacenso”, instrumento on-line que permite coletar dados específicos de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

O treinamento, que segue até a sexta-feira (19), está sendo transmitido às equipes técnicas das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que coordenam o Censo Escolar em todo o Brasil. A transmissão foi realizada nos estúdios do Centro de Mídias de Educação, na sede da Seduc, localizada no bairro Japiim 2. Com a parceria entre o Inep e a Seduc, esta é a primeira vez que uma capacitação à distância é realizada.

De acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc e coordenadora Estadual do Censo Escolar, Silvana Moraes, a nova ferramenta beneficiará consideravelmente a apuração dos dados do Censo Escolar. “Nesta capacitação, as equipes do Inep irão ensinar os técnicos a utilizar essa nova ferramenta (Educacenso), fazer a coleta dos dados e envio das informações para o Censo Escolar, que é uma base de dados através da qual se levantam recursos e projetam ações educacionais tanto em âmbito estadual quanto federal, por isso, é importante que as informações sejam apuradas da melhor forma possível, retratando a realidade do ensino em cada lugar do Brasil e graças a essa ferramenta teremos mais eficácia nesse levantamento”, ressaltou Silvana.

As atividades prévias censitárias educacionais de 2015 tiveram início no dia 27 de maio, “Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica”. Na ocasião, a Seduc começou o trabalho de instrução destinado a escolas da rede pública e privada do Amazonas.

Segundo a coordenadora do Censo Escolar da Educação Básica, Adna Carvalho Pinheiro, que coordenou a capacitação desta quinta-feira, juntamente com outros três técnicos do Inep, o treinamento, a nível nacional, que é o primeiro realizado à distância, será bastante válido.

“Através da ferramenta Educacenso, nosso objetivo é treinar os coordenadores estaduais e municipais na utilização desse sistema. Depois do treinamento, essas informações serão repassadas para os demais profissionais que executarão as atividades do Censo Escolar. A expectativa é que se tenha uma boa coleta dos dados e que esses técnicos não tenham dificuldade nesse processo”, explicou Adna Carvalho.

A coleta dos dados do Censo Escolar 2015 teve início no dia 8 de junho e será realizada até o dia 12 de agosto. Segundo informações do Inep, até o mês de novembro o trabalho será concluído.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

As informações do Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e execução de programas federais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui