27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Informatização na área do trânsito chega ao interior do Amazonas

Centros de formação de condutores (CFCs) dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva já estão utilizando a frequência biométrica nas atividades necessárias para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a informatização, os municípios terão maior controle da frequência de cursos práticos e teóricos da formação de condutores, conforme explica o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva.

“Antes da implantação da biometria, o controle nos centros de formação era realizado manualmente. A partir de agora, a frequência, as faltas e os atrasos dos alunos e dos instrutores serão registrados por meio da biometria, garantindo mais eficiência e evitando possíveis fraudes”, explicou.

Além da implantação da biometria, esses centros de formação de condutores estarão integrados com os sistemas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Para o diretor do Detran, Rodrigo de Sá, a informatização irá descentralizar os serviços do órgão.

“Aquilo que demorava duas semanas num controle manual, com lista de presença, agora vai demorar apenas três dias. Ou seja, o processo de formação e de obtenção da CNH será abreviado. Ao final de todo o processo, passando na prova teórica de legislação e nas provas práticas, o usuário receberá também a CNH na própria autoescola desses municípios”, afirmou Rodrigo de Sá.

Treinamento – Para habilitar os CFCs no uso dos sistemas de trânsito, a Prodam realizou treinamento com os representantes dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva. O treinamento aconteceu no dia 5 de fevereiro, na sede da Prodam, e foi ministrado conforme a Portaria 4.095/2018, que estabelece as diretrizes para o processo de primeira habilitação, adição, mudança de categoria e entrega de CNH pelos centros de formação.

Cooperação técnica – Para legalizar o uso da biometria e a integração tecnológica, o Detran e os centros de formação de condutores assinaram, no dia 28 de março, termos de cooperação técnica, para que os CFCs desses municípios passem a utilizar a frequência biométrica nas aulas teóricas e práticas.

Além disso, quase todo o processo para a emissão da CNH será feito pelo centro de formação, tendo em vista que agora eles possuem autonomia para o cadastro de dados pessoais na base do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), conforme regulamenta a Portaria 4.095/2018. O usuário terá que se deslocar ao Detran-AM apenas para o cadastro biométrico e a captura de imagens para o banco de dados da autarquia.

Sobre a Prodam – A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

FOTO: Divulgação / Prodam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui