Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Infraestrutura atua em recuperação de erosões na zona Leste de Manaus

O vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, esteve nesta quarta-feira (31), no conjunto Cidadão IX, conhecido como conjunto Lula, na zona Leste, onde uma erosão, na rua Siri, com mais de 100 metros, ameaça a segurança de moradores da região. Por determinação do prefeito David Almeida, a obra emergencial de recuperação do barranco será iniciada imediatamente.

Cratera também se abriu no Conjunto Lula

De acordo com Marcos Rotta, a erosão não é recente e foi intensificada pelas chuvas dos últimos dias. Segundo ele, o problema poderia ter sido resolvido pelo ex-prefeito de maneira preventiva, porém, houve omissão da última administração. Apesar disso, ele garantiu que o prefeito David Almeida determinou que o problema seja resolvido com agilidade.

“Este é mais um desafio para nós. O prefeito David não vai se esquivar da responsabilidade como fez o último prefeito. Vamos resolver como tem de ser resolvido. Essa erosão engoliu metade da rua, nós tivemos que fazer uma contenção e fechar a rede de drenagem, além disso faremos uma obra emergencial, mas dentro do padrão de qualidade exigido pela cidade”, explicou Rotta.

Ainda segundo ele, o período de chuvas potencializa a dificuldade em realizar a ação, uma vez que será preciso estudar a maneira mais eficiente e segura de posicionar as máquinas.

“Essa erosão tem de 100 a 120 metros de profundidade e estamos no período de chuvas. Vamos fazer o deslocamento de máquinas e estudar o processo mais eficiente para solucionar esse problema o mais rápido possível, mas com segurança”, garantiu.

O local já foi isolado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Além disso, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), já estuda o desvio das linhas de ônibus e carros pesados próximos à pista comprometida.

Prevenção

Para evitar um novo desmoronamento, a Seminf já iniciou, por determinação do vice-prefeito, a intervenção na rua Abalone, no mesmo conjunto e bem próxima da rua Siri. Olocal já apresenta sinais de corrosão do solo devido as chuvas. De acordo com Rotta, esse tipo de medida preventiva é uma constante na gestão.

“O prefeito David e eu sabemos bem que a cidade foi negligenciada e muitos de seus problemas foram ignorados. Nós não compactuamos com isso. Aqui, nossos técnicos já identificaram o mesmo problema da outra rua e, de maneira preventiva, nossos bravos servidores da Seminf já iniciarão a intervenção para garantir a segurança dos moradores”, afirmou.

Colônia Antônio Aleixo

Um problema na contenção da drenagem na rua Alberto Campainha, no bairro Colônia Antônio Aleixo, também foi identificado pelas equipes da Seminf nesta quarta-feira, 31/3. De imediato os servidores iniciaram o estudo necessário para a intervenção na via para garantir a segurança dos moradores. O vice-prefeito esteve no local e pediu celeridade.

“Nesse período de chuvas esses problemas se multiplicam pela capital. Aqui, com o comprometimento da contenção, casas construídas sobre as redes de drenagens, entre muitos outros fatores, nós obriga a agir ainda mais rapidamente para evitar incidentes graves. A solução será dada”, enfatizou Rotta.

Texto – Dovulgação / Seminf

Foto – Osmar Neto / Seminf

-publicidade-