27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Início do “Amazonas Presente” no Alto Solimões é adiado para 28 de agosto, após encontro de Wilson Lima com Bolsonaro

Governador participará de reunião com o presidente para tratar de ações de combate a queimadas na Amazônia

A segunda edição do programa “Amazonas Presente”, que vai levar serviços do Governo do Estado para mais próximo da população de municípios do Alto Solimões, terá seu início adiado do dia 27 para 28 de agosto, próxima quarta-feira. O adiamento foi necessário após reunião marcada pelo presidente Jair Bolsonaro, para esta terça-feira (27/08), em Brasília (DF), para tratar com governadores de estados da Amazônia sobre medidas de combate a queimadas na região.

Nesta edição, o programa terá ações nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença (a 1.106, 1.136, 1.119 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente). O gabinete provisório do governador será instalado em Tabatinga no dia 28 de agosto, quando ele chegará à tarde, após visita ao Pelotão Especial de Fronteira Ipiranga, do Exército, e cumprir agenda em São Paulo de Olivença.

Mesmo com o adiamento do início da programação com a presença de Wilson Lima, alguns serviços do Governo já começam a ser prestados na terça-feira (27/08), como a emissão de RG e certidão de nascimento por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc), das 8h às 16, no Cetam de Tabatinga.

No dia 28, após visita ao pelotão do Exército, o governador seguirá para São Paulo de Olivença, onde anuncia obras de infraestrutura e na área de educação, visita a unidades hospitalares. Ele também participa de evento do setor primário, com a entrega de certificados de cursos sobre piscicultura e de kits feira, liberação de financiamento a agricultores familiares e de fomento a seis associações agrícolas do município e também de Fonte Boa.

À tarde, Wilson Lima chega a Tabatinga, onde instala seu gabinete provisório e segue agenda extensa, que inclui ações de liberação de crédito; formalização de termos de cooperação com a Associação Amazonense de Municípios (AAM) para elaboração de planos de desenvolvimento; lançamento do programa de hidrometização da Cosama; e entrega certificados a mototaxistas que concluíram curso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Ainda em Tabatinga, o governador entrega ajuda humanitária na comunidade Umariaçu e retorna para a sede do município, onde anuncia retomada de obras escolares e, sem seguida, por volta das 19h, se reúne com forças de segurança do Alto Solimões.

Benjamin Constant – No dia 29 de agosto, quinta-feira, o governador desembarca cedo em Benjamin Constant, onde inaugura o primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) da cidade; entrega kis feira e certificados a 50 produtores que concluíram curso na área de piscicultura; e libera crédito a pescadores artesanais. Na programação, há ainda visita a unidades hospitalares e entrega de purificadores de água do sistema Salta Z.

No final da tarde, Wilson Lima retorna a Tabatinga, onde firma 17 convênios, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), com prefeituras municipais da região do Alto Solimões, totalizando repasses de R$ 1.133.400,00. O governador também lança uma chamada pública para entreposto de pescado e entrega kits feira e certificados a produtores que participaram de curso de piscicultura. No início da noite, ele participa da aberta do Festival das Tribos (Festisol 2019).

Atalaia do Norte – No dia 30 de agosto, o governador Wilson Lima segue logo cedo para Atalaia do Norte, onde entrega ajuda humanitária e visita o Hospital São Sebastião e a Escola Estadual Pio Veiga. Na programação, há ainda inauguração de hotel que foi construído com financiamento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), libera crédito e fomento, anuncia pacote de obras e entrega purificadores de água Salta Z.

Na área de produção rural, produtores de Atalaia recebem certificados de conclusão de curso na área de piscicultura, além de kits feira e recursos do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), gerido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

À tarde, a programação encerra em Tabatinga, com visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reinaugura o Centro de Parto normal da Maternidade Enfermeira Celina Villarez Ruiz, onde a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) também inaugura novo sistema de gestão hospitalar e realiza mutirão de laudos para exames de mamografia e ginecológico.

Os últimos compromissos em Tabatinga serão uma visita às obras do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da cidade e, por volta das 19h, reunião com prefeitos do Alto Solimões.

A segunda edição do programa “Amazonas Presente” reúne 17 secretarias de Estado.

FOTO: Diego Peres / Secom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui