24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inpa abre inscrição para curso de Introdução à Ciência de Animais de Laboratório

O Biotério Central do Inpa é um dos mais modernos do Brasil na criação e experimentação de animais de alta qualidade sanitária e genética
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Acervo Biotério Central

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Biotério Central, irá realizar novamente o Curso “Introdução à Ciência de Animais de Laboratório”. Dessa vez o curso contará com duas edições, com a primeira voltada a alunos de pós-graduação e profissionais, nos dias 04, 05 e 06 de maio. A segunda edição será de 27 a 29 de julho e direcionada a alunos de graduação.

O Biotério Central do Inpa é um dos mais modernos do Brasil na criação e experimentação de animais de alta qualidade sanitária e genética. Em outras oportunidades, o Biotério realizou minicursos semelhantes com carga horária reduzida para estudantes de Medicina Veterinária das universidades de Manaus.

“Dessa vez foram organizadas duas edições para poder atender a demanda gerada na primeira edição do curso realizada em dezembro de 2015, sendo que agora os alunos de pós-graduação e profissionais terão a possibilidade de participar também”, contou o responsável pelo Biotério Central da Instituição, o médico veterinário Leonardo Brandão.

Serão ofertadas dez vagas para cada uma das edições. As aulas acontecerão na sala de aula do Biotério Central, das 8h às 12h e 14h às 18h. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Biotério Central e preencher o formulário com seus dados. As inscrições começaram no dia 15 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 para alunos de graduação e de R$ 100,00 para alunos de pós-graduação.

Durante os três dias serão estudados temas como a Classificação de Biotérios; Legislação; Bioética no uso de animais em experimentação; Bem-estar animal; Biossegurança em biotérios; Classificação de animais de laboratório quanto aos Status Sanitário e Genético, Higienização; desinfecção e esterilização de materiais e ambientes; Morfologia e etologia dos principais roedores utilizados em pesquisas.

Também serão trabalhados os Modelos de animais utilizados em pesquisas; Principais doenças dos animais de laboratório; Metodologias de inoculação e coletas de materiais biológicos em experimentação animal; Analgesia e anestesiologia de animais em experimentação e Responsabilidade técnica no uso de animais de laboratório.

O curso foi idealizado em parceria com a Coordenação de Extensão do Inpa, e será ministrado pela própria equipe do Biotério Central (Andressa Karina Leitão da Encarnação, Leonardo Brandão Matos, Paulo Gustavo Marello, Tania Cristina Sumita, Ubimara Pereira Rodrigues). A carga horária do curso será de 24 horas e direcionado para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas Biológicas e Agrárias, ou que trabalhem com animais de laboratório.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui