25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inpa abre inscrições para bolsa de estudos de pós-doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior

A bolsa, no valor de R$ 4.100,00, com vigência prevista a partir de fevereiro de 2016, será concedida pelo prazo mínimo de 12 meses, sendo possível sua renovação mediante análise de desempenho do bolsista. Confira AQUI o edital
Da Redação da Ascom Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Capacitação, está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro, para seleção de uma bolsa de estudos, em nível de pós-doutorado, associada ao Programa Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI). A bolsa será concedida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A bolsa, no valor de R$ 4.100,00, com vigência prevista a partir de fevereiro de 2016, será concedida pelo prazo mínimo de 12 meses, sendo possível sua renovação mediante análise de desempenho do bolsista, de acordo com a Portaria nº. 086, de 03 de julho de 2013 da Capes.

Os candidatos deverão apresentar na Secretaria da Pós-Graduação, no Campus II do Inpa, localizado na rua Otávio Cabral, s/nº, os seguintes documentos impressos: Carta de Intenção apresentando sua candidatura à bolsa; Curriculum Lattes atualizado; projeto de, no máximo, 10 páginas contendo objetivos, contextualização teórica, justificativa da relevância do tema, métodos, resultados esperados, cronograma e referência bibliográficas; Plano de Atividades contendo a descrição explícita de como as atividades do bolsista contribuirão para o Programa de Pós-Graduação do BADPI. Esses documentos podem também ser encaminhados para o e-mail: [email protected], colocando no assunto: “edital PNPD”.

As atividades desenvolvidas deverão contemplar uma das linhas de pesquisas do BADPI: biologia, ecologia e conservação de organismos aquáticos; b) limnologia e dinâmica de áreas alagáveis; c) conhecimento e distribuição da biodiversidade aquática amazônica; d) manejo e conservação de recursos pesqueiros; e) aproveitamento tecnológico da biodiversidade.

O bolsista deverá dedicar-se às atividades do projeto de pesquisa e do Plano de Atividades em regime de dedicação exclusiva. Também deverá oferecer uma nova disciplina ou auxiliar outros docentes na ministração de disciplinas que fazem parte da grade curricular do programa, durante a vigência da bolsa.

Além disso, deverá orientar alunos em nível de mestrado ou coorientar alunos de doutorado, alunos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica/Programa de Apoio à Iniciação Científica (Pibic/Paic) e elaborar relatório de atividades anual a ser submetido à aprovação do Comitê de Bolsas do BADPI.

Os candidatos serão avaliados pelo Comitê de Bolsas do BADPI, responsável pela seleção, mediante critérios que levarão em conta as atividades intencionadas como contribuição à pós-graduação, a originalidade do projeto e produção científica. O resultado final da seleção acontecerá até dia 12 de fevereiro.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui