25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Inpa alerta para o perigo de extinção do peixe-boi da Amazônia

“Mesmo assim, ainda é preciso mais informações ecológicas sobre o assunto”, diz o biólogo Diogo Souza, pesquisador assistente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)m, no Projeto Museu da Floresta

Um dos maiores desafios enfrentados para a conservação do peixe-boi da Amazônia é o controle da caça, existente desde o início da colonização do Brasil até os dias atuais, por isso a espécie encontra-se ameaçada de extinção. O alerta foi feito pelo biólogo Diogo Souza, no II Simpósio de Biologia e Pesca em Água Doce do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

Souza foi um dos palestrantes do Simpósio desta sexta-feira (17) quando tratou da “Conservação do Peixe-boi da Amazônia: Desafios e Perspectivas”. O biólogo, que é o responsável pelo Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia do Inpa e colaborador da Associação amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa), também alerta sobre a necessidade de maior fiscalização dos órgãos competentes.

“As atividades realizadas pelo Inpa com os estudos da espécie em cativeiro tem promovido maior conhecimento sobre o peixe-boi”, diz Souza. “E isso possibilita a conscientização da sociedade a respeito do cuidado que se deve ter com o animal”, defende Souza, que também é pesquisador assistente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Projeto Museu da Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Kyoto (Japão).

Na opinião do biólogo, mesmo assim, ainda é preciso mais informações ecológicas sobre o assunto. Segundo ele, existem poucos estudos na natureza com o peixe-boi. “Tratar de manejo e gestão de Unidades de Conservação sem informação ecológica sobre os locais que o peixe boi utiliza e quais as áreas prioritárias para se conservar a espécie também dificulta bastante tentar manter a população a longo prazo”, explica.

O II Simpósio de Biologia e Pesca em Água Doce também contou com a participação da pesquisadora do Inpa Camila Cherem Ribas que fez uma explanação sobre como as espécies de aves estão distribuídas na região, considerando dados de genética e comparações entre as espécies.

“Com isso, é possível reconstruir a história dos indivíduos e das suas populações e relacionar com a paisagem, envolvendo a distribuição e avaliação das aves”, diz a pesquisadora durante a palestra “Biogeografia de aves na Amazônia”.

Já a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcela dos Santos Magalhães abordou sobre o processo de determinação sexual dos quelônios ao explicar que temperaturas mais altas propiciam o nascimento de fêmeas e temperaturas baixas, a de machos.

Magalhães alerta que este não o único fator, pois é preciso considerar genes e outros pontos para entendimento mais profundo sobre a ocorrência. “Durante o desenvolvimento do godanal, existe alta correlação entre o período termossensível, a diferenciação do ovário e a expressão da aromatase”, explica. Gônadas são os órgãos onde os organismos multicelulares produzem as células sexuais.

Texto Raquel Chaves – Ascom Inpa
Foto: Anselmo D’Affonseca e Raquel Chaves

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui