Take a fresh look at your lifestyle.

Inpa dá início nesta terça-feira aos Seminários de Estudos em Tecnologia Social

-publicidade-

O objetivo é desenvolver e ampliar conhecimentos na área técnica de tecnologia social, tanto no aprofundamento de tópicos teóricos quanto na explanação de aspectos de aplicação e interesse prático

Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias

Nesta terça-feira (23) terão início os Seminários de Estudos em Tecnologia Social, que serão realizados durante o ano de 2016, pela Coordenação de Tecnologia Social (Cots) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Estudantes, pesquisadores, militantes em organizações sociais e interessados poderão participar dos seminários, todos gratuitos. As inscrições podem ser feitas até a véspera de cada evento.

O primeiro dos nove seminários vai tratar das “Relações entre setor produtivo e Tecnologia Social: uma visão histórico-analítica” e será proferido pela coordenadora Cots, a psicóloga Denise Gutierrez. Os seminários visam desenvolver e ampliar conhecimentos na área técnica de tecnologia social, tanto no aprofundamento de tópicos teóricos quanto na explanação de aspectos de aplicação e interesse prático.

Conforme Gutierrez, a realização dos seminários busca capacitar a equipe interna da Coordenação, que é vinculada à Coordenação de Extensão (Coex), e aproximar novos interessados em tecnologia social atuantes em outros setores do Inpa ou em áreas afins. “A metodologia empregada em forma de seminários permitirá a interação entre os presentes, bem como a troca de ideias e vivências de campo”, Destaca a coordenadora.

Os seminários serão realizados, das 14h às 18h, na Sala de Reunião da Coex, no piso superior do prédio da Incubadora do Inpa, situado na sede do Instituto, em Manaus, no Campus I, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº – Petrópolis ou pela Avenida Rodrigo Otávio, Coroado. Haverá entrega de certificados aos participantes em cada seminário.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Coex ou pelos telefones (92) 3643-3135 e 3643-3360.

Saiba Mais
A Tecnologia Social é um produto, um equipamento material ou imaterial, ou até mesmo um processo, que visa incluir socialmente ou solucionar um problema de ordem prática da vida das pessoas, capaz de produzir melhor qualidade de vida, além de poder ser replicado em outros lugares.

O Inpa possui mais de 20 tecnologias sociais registradas, como o purificador de água – Água Box, a solução cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue, os plantios agroflorestais, a criação de peixes em canais de igarapés, o aproveitamento de madeiras caídas para confecção de pequenos objetos e o projeto meliponicultura adoçando a vida.

Os seminários acontecerão nas seguintes datas:

23/02 – Relações entre setor produtivo e Tecnologia Social: Uma visão histórico-analítica (Dra. Denise Machado Duran Gutierrez)
29/03 – Relações Tecnologia e Sociedade: Análise no mundo contemporâneo (M.Sc. Fernanda Morais)
26/04 – Economia Solidária, extrativismo e desenvolvimento (Eng. Florestal Marcel Leão)
31/05 – Tecnologia Social e Desenvolvimento local (Acadêmico Meteorologia/UEA Francisco Cavalcante)
28/06 – Mercados, seus saberes e incertezas (Eng. Agrônomo Gário Carvalho)
30/08 – Sobre o marco analítico-conceitual da Tecnologia Social (Eng. Pesca Evandro Souza)
27/09 – A tecnociência e sua lógica de operação: consequencias sociais (Dra. Denise Machado Duran Gutierrez)
29/11 – Metodologias participantes de pesquisa (M.Sc. Fernanda Morais)
06/12 – Economia Solidária e tecnologia social: possíveis relações (Acadêmico Meteorologia/UEA Francisco Cavalcante)

-publicidade-