25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Inpa promove atividades educativas em Semana de Meio Ambiente da Escola Djalma Batista

Cerca de 200 estudantes participaram de oficina sobre português sustentável e palestra sobre a importância da água
Da Redação da Ascom – Inpa
Foto: Acervo Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou nesta quarta-feira (03) da Semana do Meio Ambiente da Escola Estadual de Tempo Integral Djalma Batista, localizada no bairro Educandos, zona Sul de Manaus. A Analista em C&T Fernanda Morais e o técnico Marcel Leão ministraram, respectivamente, a oficina “Português Sustentável” e a palestra “A importância da água para o bem-estar da humanidade”.

Cerca de 200 alunos de cinco turmas do 9º ano do ensino fundamental da escola participaram das atividades. A oficina aconteceu no auditório e a palestra no laboratório de informática.

De acordo com a analista, as atividades tiveram como proposta sensibilizar os estudantes e professores para uma consciência ambiental com relação à conservação da qualidade de água, um bem vital, e estimular um olhar mais positivo para a língua materna, esse importante patrimônio coletivo.

“A oficina e a palestra foram apresentadas de forma dinâmica, proporcionando uma interação muito especial com os estudantes, de modo que os desafios apresentados foram encarados com bom humor e muito entusiasmo”, contou Morais, que é formada em Letras.

Segundo a professora de língua portuguesa, Ylana Katrim de Lima, os professores têm o hábito de focar nos conceitos e se esquecem da visualização, das analogias, algo explorado na oficina de português sustentável.

“Foi muito boa a oficina, pois tem uma linguagem bem acessível. As analogias são instigantes e os alunos conseguiram comparar cada função da morfologia com o corpo e puderam visualizar a função da palavra, da classe gramatical”, contou Ylana Katrim.

A oficina foi montada em cima das técnicas apresentadas na cartilha “Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social”, escrita por Morais. A obra apresenta três técnicas: oração na palma da mão, o corpo morfológico e a cena fotografada.

Por ser um bairro que geralmente sofre com as enchentes, Leão focou a palestra sobre o ciclo da água e a importância da conservação da qualidade da água para o bem-estar das pessoas.

“No Educandos, vemos muitos resíduos sólidos na superfície dos igarapés e os bueiros entupidos, assim como em outros bairros de Manaus, então busquei fazer um trabalho de conscientização com relação a isso”, disse Leão, que é engenheiro florestal.

Os dois servidores atuam na Coordenação de Tecnologia Social do Inpa.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui