24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inpa realiza curso de produção de mudas e técnicas de jardinagem em Manaquiri

Despertar o interesse para a produção de mudas e técnicas de jardinagem. Estes são os objetivos do curso teórico e prático que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza com jovens, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). O curso faz parte das atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto.

Com carga horária de 40 horas, participam do curso 25 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Anselmo Jacó. O curso, que iniciou na última segunda-feira (21), é realizado no Centro de Treinamento de Produtores Rurais de Manaquiri e prossegue até nesta sexta-feira (2), com uma turma pela manhã e outra à tarde.

“Manaquiri tem carência de pessoas capacitadas na produção de mudas e em jardinagem”, diz o pesquisador do Inpa, o doutor em Botânica Juan Revilla. “No curso, os alunos terão a noção de quais plantas podem servir para produção de frutas ou para a produção madeireira, e também quais podem servir para ornamentação ou jardinagem”, acrescenta.

O curso é ministrado pelo técnico agrícola sênior, Cristovão Barbosa Matias, colaborador do Centro de Treinamento de Produtores Rurais de Manaquiri. Segundo Revilla, a proposta é que durante duas semanas os alunos possam aprender a preparar um canteiro para germinação de sementes, tipos de substratos utilizados e como fazer a repicagem de mudas em sacos pretos.

Os alunos também terão a oportunidade de aprender as técnicas de preparação de viveiros para o crescimento de mudas, preparação de estufas para a produção de mudas a partir da técnica de estaquia, preparação de canteiros para plantio de mudas ornamentais, além de poda, manutenção de jardins e adubação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui