24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Insanus Race promove inclusão social

A primeira corrida com obstáculos já realizada em Manaus, a Insanus Race reúne no próximo dia 5 de junho,homens e mulheres com idades variadas, atletas, amantes de corrida de rua, amadores, pessoas que buscam lazer, praticar esporte e mudar o seu estilo de vida. A corrida se destaca por ser uma modalidade democrática, de fácil acesso e inclusiva.

O que cria uma oportunidade para o paratleta Jayme David Chaves, que começou a participar de corridas, trilhas e provas de triathlon há cinco anos. Desde o início buscava na cidade de Manaus algo que desafiasse ainda mais seu corpo e mente. “Na Insanus Race, meu objetivo não é chegar em primeiro lugar, mas sim curtir a corrida, mostrar que todos conseguem realizá-la, independente da idade e da condição física. Meu maior inimigo é o meu psicológico, pois ele que coordena os movimentos do meu corpo, e que pode me fazer desistir, mas com o amparo da minha equipe e o apoio dos outros competidores, esse pensamento é deixado de lado”, afirma ele, que nasceu com Escoliose Mielomeningocele (desvio na coluna).

Ele fala ainda de como são os treinos para manter um bom condicionamento físico. “A preparação física acontece durante todo o ano, mas quando o dia da prova vai se aproximando, os treinos ficam mais frequentes, a intensidade aumenta e a equipe improvisa alguns obstáculos. No caso da Insanus Race, a natação, ciclismo e musculação já me ajudariam, porém eu busco algo diferenciado, já cheguei a treinar com um grupo de jogadores de futebol americano, pois a preparação deles é pesada, eles chegaram a criar uma espécie de mini circuito com base na prova, para que eu conseguisse superar meus medos e pontos fracos, esse ano não será diferente”, diz o paratleta.

A Insanus também se destaca pela grande quantidade de idosos inscritos. Dentre eles o engenheiro de aplicações, João Mendonça, que tenta conciliar suas responsabilidades com a prática de atividades físicas. “Comecei a correr há três anos, quando descobri que era portador de diabetes, mudei meu estilo de vida completamente. Hoje, divido meu tempo entre funcional e treino de corrida. Nos fins de semana me dedico ao que mais gosto de fazer, participar das provas de rua, trilhas ou qualquer evento que movimente o corpo”, relata o engenheiro.

João garante que, aos sessenta anos, esbanja mais saúde e condicionamento físico que muitos jovens. “Já conheci muitas cidades do Brasil só por conta da corrida, eu e minha família sempre estamos juntos nas provas, principalmente minha esposa, que me acompanha sempre. Ano passado participei de cinquenta corridas, dentre elas a Insanus Race, uma prova que se destaca por ser desafiadora e cheia de adrenalina, afirma.

Insanus – Ao todo serão 15 obstáculos que prometem testar o limite dos participantes. Em um trajeto de 4 km, os atletas vão se deparar com uma realidade bem amazônica, através dos itens que possuem nomes um tanto peculiares, dentre eles o “Pega Leso”, “Cipó”, “Sucuri”, “Cabreiro”, e entre outros. Os competidores terão que ultrapassar paredões, escalar cordas, correr, arrastar blocos de concreto, mergulhar em água gelada, subir e descer escadas, carregar sacos de areia e cair em poças de lama.

O evento será realizado no Clube do Trabalhador, que fica localizado na Av. Cosme Ferreira, n 3295, no bairro Coroado III. A prova será disputada na categoria individual masculino e individual feminino, além da categoria equipe, podendo ser composta tanto por homens quanto por mulheres, formando um quarteto.

As inscrições da corrida já estão abertas ao preço de R$ 69 e podem ser feitas no site www.assessocor.com.br. A entrega dos kits acontecerá nos dias que antecedem a corrida, em local, data e horário a ser informado pela organização na páginafacebook.com/vegasteaminsanusrace ou pelos telefones: (92) 99362-1142, 99359-3676, 99253-0827.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui