Um minicurso sobre Noções Básicas de Horta Urbana será oferecido especialmente como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus. As aulas teórica e prática acontecerão no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, Zona Sul de Manaus, nos dias 7 e 8/06, no horário das 8h às 11h30.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3236-6557 e 3236-8013. A programação da Semana do Meio Ambiente 2017 terá inicio no próximo sábado, 3, e se estenderá até o dia 10/06.

No módulo prático, os alunos terão oportunidade de trabalhar nos canteiros demonstrativos de hortaliças existentes no parque. Os canteiros, feitos a partir do reaproveitamento de pneus, compõem a paisagem do parque e servem para incentivar os frequentadores a adotarem a prática do cultivo de hortas caseiras.

Esse será o quarto minicurso realizado, este ano, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além de ensinar as técnicas de cultivo das hortaliças, o minicurso estimula também os participantes a reaproveitarem resíduos, tanto para a montagem dos canteiros quanto para a produção do adubo orgânico.

As aulas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, técnico do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas.

Outros minicursos estão programados para ser oferecidos ainda este ano, como os de produção e cultivo de mudas frutíferas; plantas ornamentais nativas; manejo de indivíduos arbóreos; pomares urbanos; cultivo de plantas medicinais; e jardinagens em pequenos espaços/floreiras. As inscrições são gratuitas.