26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Inscrições abertas para o 7º Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres

Projeto é voltado à rede estadual de ensino na capital e no interior

O Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), e com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), lançou, nesta quinta-feira (8/8), o 7° Concurso Estadual de Prevenção à Violência Contra as Mulheres, direcionado a alunos das escolas estaduais da capital e do interior. As inscrições seguem até o dia 30 de setembro.

Com o tema “O Papel da Mulher no Século XXI: Expressões de Discriminação e Violência”, o concurso promove medidas educacionais no âmbito escolar para o enfrentamento da violência, discriminação e preconceito contra a mulher. A programação faz parte da campanha Agosto Lilás, que alerta sobre o combate à violência doméstica.

O concurso foi lançado em um evento na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o evento, a titular da Sejusc, Caroline Braz, destacou a importância do projeto em trabalhar a prevenção ainda no ambiente escolar.

“É um projeto muito importante, pois trabalha a prevenção dos casos por meio da educação. Essa semana a Lei Maria da Penha completou 13 anos. Graças à história dessa mulher guerreira, vários mecanismos foram criados para coibir a violência”, frisou a titular da pasta. “Na Sejusc, temos várias políticas voltadas para as mulheres, e esse concurso ajuda a capacitar educadores para desconstruir a cultura de violência contra o gênero feminino”.

O evento contou ainda com uma palestra realizada pela professora e pós-doutora, Iraildes Caldas, sobre o papel da mulher no século XXI, que teve transmissão para educadores no interior do Amazonas.

“Esse concurso representa um trabalho extremamente pedagógico. Nesse exato momento em que estamos aqui, uma mulher é morta, uma mulher é violentada, uma mulher sofre assédio, uma mulher perde seus direitos”, enumera o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, Nilton Carlos Teixeira.

Regulamento – O concurso será dividido em quatro categorias: Cartaz, Redação, Teatro e Música. As inscrições são feitas na própria escola onde o aluno estuda. As categorias Cartaz e Redação devem ser entregues prontas para a avaliação final, enquanto os trabalhos de Teatro e Música devem ser inscritos com roteiro ou letra impressos em papel A4 e a defesa gravada em mídia digital.

Os trabalhos serão avaliados pela originalidade, criatividade e correspondência ao tema e aos objetivos do concurso. A banca examinadora será constituída por seis profissionais com conhecimento sobre a temática e as categorias, incluindo dois de Língua Portuguesa, dois de Arte e dois representantes da Comissão Organizadora do Concurso.

Cronograma – As inscrições seguem até o dia 30 de setembro. A avaliação final ocorre no dia 13 de novembro, das 8h às 15h, em local a ser definido.

Ao final da avaliação, serão selecionados três trabalhos designados para os 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria – ou seja, 12 alunos, no total, serão premiados em evento a ser realizado no dia 28 de novembro, em local que será divulgado posteriormente.

FOTO: Gerson Freitas/UEA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui