25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inscrições para o Parlamento Jovem são prorrogadas até 30 de junho

Programa simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio regular e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

Alunos do ensino médio regular e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que queiram vivenciar a rotina parlamentar podem se inscrever na 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) até 30 de junho. O PJB é um dos programas da Câmara dos Deputados voltados ao público jovem, que se tornou referência entre parlamentos estaduais e municipais como exemplo de prática pedagógica para educação política. Podem participar jovens nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.

Nesta sexta-feira (08/05), as participantes da edição de 2016 e 2017, Mariana Carolina e Ester Toledo, respectivamente, vão conversar com a coordenadora nacional do PJB, Maíra Brito. A live será às 17h30, no horário de Manaus, no canal CPJ, no YouTube. As perguntas podem ser enviadas previamente aos gestores e coordenadores e elas serão respondidas durante a live.

O coordenador do PJB, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Antônio Menezes, diz que o programa é uma ótima oportunidade de os estudantes participarem da elaboração de um projeto de lei e os autores dos quatro melhores vão a Brasília defender suas ideias.

“É muito bom para o desenvolvimento da cidadania deles, visão de mundo, esclarecimento político. Os alunos quando participam debatem muito mais. Às vezes, o aluno não sabe que ele é um ser político, que tudo o que ele faz é política. Por exemplo, agora ele está em casa e pode decidir se assiste às aulas, se é bom para ele ou não. As decisões dele são políticas”, avalia Menezes.

Parlamento Jovem Brasileiro – O programa simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, ensino médio técnico integrado ao médio ou ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Os selecionados passam por uma formação a distância, na qual aprendem sobre processo legislativo e sobre a atividade de relatoria de um projeto de lei. Os estudantes também participam de uma fase presencial em Brasília, quando tomarão posse como jovens deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real.

Para participar da 17ª edição, o estudante precisa enviar a inscrição por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. Além disso, é preciso fazer, no local indicado na ficha de inscrição, o upload do projeto de lei de sua autoria e de toda a documentação necessária, conforme previsto no Guia do PJB 2020. Mais informações podem ser consultadas no site da Câmara dos Deputados, na aba Parlamento Jovem Brasileiro.

Foto: Divulgação/Seduc

spot_img