24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Inscrições para o Processo Seletivo para as Escolas Estaduais de Tempo Integral seguem a todo vapor

O segundo dia de inscrições para o Processo Seletivo para as Escolas Estaduais de Tempo Integral (PSEETI) para o ano letivo de 2019 levou centenas de pessoas às escolas nesta terça-feira para garantirem a inscrição, que segue até a próxima sexta-feira e oferta 2.401 vagas para os ensinos Fundamental e Médio.

O atendimento inicia às 8h e segue até às 17h, nas escolas que funcionam em turno diurno. E de 8h às 21h nas escolas com funcionamento nos turnos diurno e noturno.

PSEETI – O processo é aberto para toda a comunidade escolar, pública e privada, dos ensinos Fundamental e Médio. O PSEETI é integralmente gratuito e atenderá 28 escolas de tempo integral da capital e uma de Parintins. O edital com todas as informações e relação das escolas de tempo integral pode ser conferidos no site www.educacao.am.gov.br.

Primeiro Dia – Nas primeiras horas de atendimento na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, aconteceu com um número expressivo de pais e de forma tranquila como explica o gestor da escola, professor Orlando Moura.

“Todas as escolas estão atendendo a partir de hoje, o sistema está funcionando tranquilamente. A procura dos pais é grande porque ainda buscam o atendimento na escola que ele desejar a vaga para o filho, mas a inscrição pode ser feita em qualquer escola da rede, onde o responsável pode informar, no ato da inscrição, a escola que deseja pleitear a vaga”, enfatiza Orlando.

Cinco por cento das vagas serão reservadas aos candidatos com deficiência; 75% será para alunos oriundos da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, com matrícula ativa no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) em 2018 e 20% das vagas estarão disponíveis para candidatos de outras redes de ensino.

O funcionário público José Abreu fala dos motivos para concorrer a uma vaga em uma escola de tempo integral. “Estou escolhendo uma escola de tempo integral por que meu filho está terminando o Ensino Fundamental e creio que com um ensino integral ele vai ter um aprendizado melhor, mais chances de desenvolver o intelecto e sua personalidade tornando um bom profissional e uma pessoa de bom carácter”, disse Abreu.

Para a industriária, Graziela Cardoso, o tempo do filho poder ficar em uma escola é importante tanto pelo ensino como por não ter com quem deixá-lo no período que ela está no trabalho. “Não tenho com quem deixar meu filho, por isso fiz a inscrição para um escola de tempo integral. As oportunidades como uma escola bilíngue vai ser muito importante para a educação dele, assim como a interação de outras crianças na faixa etária dele”, explica Graziela, que pleiteia uma vaga para o 6º do Ensino Fundamental para 2019.

A lista dos selecionados para o PSEETI será divulgada a partir do dia 12 de dezembro de 2018 no mural das escolas participantes e no site www.educacao.am.gov.br.

Escolas de tempo integral do interior – A SEDUC informa que as demais escolas de tempo integral do interior do Estado, com exceção de Parintins, seguirão o calendário de matrículas do ensino regular, que será realizada de forma on-line por meio do aplicativo Matrículas Amazonas ou site www.matriculas.am.gov.br e que deve ser divulgado na próxima semana, uma vez que nos anteriores houveram mais oferta de vagas do que matrículas.

Dúvidas sobre o edital podem ser feitas na Coordenação de Matrículas da SEDUC, por meio do e-mail: [email protected].

FOTOS: SALOMÃO JÚNIOR/SEDUC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui