26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Inscrições para o projeto Parlamento Jovem Brasileiro começam nesta quarta-feira (27)

Estudantes de todo o país serão selecionados para uma semana de imersão em atividades parlamentares em Brasília

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) informa que estão abertas, a partir esta quarta-feira (27/3) e prosseguem até o dia 31 de maio, as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), pelo site da Câmara dos Deputados.

O PJB é uma iniciativa da Câmara para os estudantes de ensino médio das escolas públicas vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados na capital federal. O programa tem como meta estimular o interesse pela política nacional por meio da elaboração de projetos de lei de interesse municipal, estadual e federal.

No Amazonas, o PJB é coordenado pelo Departamento de Política e Programas Educacionais da Seduc-AM, que conduz as etapas de pré-seleção das inscrições recebidas e acompanha, em tempo integral, os estudantes selecionados durante a permanência em Brasília. Segundo Antônio Menezes, coordenador do projeto pela secretaria, a expectativa de inscrições para esse ano é alta devido às amplas discussões políticas em pauta no início do ano.

“Esperamos mais alunos interessados devido às discussões políticas desse início de ano. Recebemos uma média de 70 inscrições por edição, mas só nesse primeiro dia já recebemos 15. É muito positivo ver o interesse dos nossos alunos em desenvolver habilidades como cooperação, aliança e escuta, competências essenciais trabalhadas no Parlamento Jovem Brasileiro”, afirma.

Habilidades – Durante o PJB, os jovens “parlamentares” irão elaborar projetos de leis e debater temas de importância para o país, acompanhados pela equipe da Câmara dos Deputados. Além de estimular a participação política nas questões em debate no país, o projeto incentiva o desenvolvimento de competências da matriz de referência do ENEM, como habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Inscrições – Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos completados até o dia 31 de dezembro de 2019 e estar devidamente matriculado (a), frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Os alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio, ou estão cursando o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e se enquadrem na idade estipulada, também estão aptos a participar.

Ao preencher os critérios de requisito, o segundo passo é elaborar um projeto de lei ou proposição. Para isso, a organização sugere que o aluno pense na realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa. O projeto tem que ser individual e por essa razão não poderá ser apresentado por duplas ou grupos de alunos.

Em seguida, é preciso realizar a inscrição pelo link www.camara.leg.br/pjb, anexando, além do projeto de lei, todos os documentos solicitados. A Seduc-AM realizará uma pré-seleção dos melhores projetos locais recebidos com base em critérios pré-definidos pela Câmara Federal, que serão em seguida encaminhados para seleção final dos projetos.

Uma vez divulgado o resultado, os estudantes selecionados para serem deputados jovens representando o Amazonas em Brasília viajarão com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados para vivenciarem, pelo período de uma semana, o trabalho dos deputados.

Todas as regras e mais informações podem ser consultadas na página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br/pjb) e também na página facebook.com/parlamentojovembrasileiro, com a lista dos coordenadores estaduais com telefones e endereços de contato.

FOTO: Divulgação/ Câmara dos Deputados

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui