25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Instituições atendidas com termos de fomento recebem visita da prefeitura de Manaus

Duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a Associação de Apoio Lar de Vitórias e o abrigo O Coração do Pai, ambas localizadas na zona Sul e contempladas com repasses de termos de fomentos, pela Prefeitura de Manaus, foram visitadas nesta terça-feira, 3/3, pela titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, acompanhada de uma equipe do órgão.

Conforme Conceição, a Semasc fortaleceu o setor de termos de fomento, para que as OSCs possam receber as emendas parlamentares em tempo hábil.

“A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que possamos fazer com que as instituições estejam cada vez mais fortalecidas. As emendas parlamentares acabam representando esse fortalecimento. Essas instituições irão ajudar a população que precisa de um cuidado e atenção, pois trabalham com diversos públicos e oferecem diversos serviços”, pontuou Conceição.

O Lar das Vitórias desenvolve serviços direcionados à defesa e promoção dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência, de 4 a 17 anos. A instituição foi contemplada com a aquisição de material educativo e esportivo, higiene e limpeza, copa, cozinha, dez andadores de alumínio, seis transmede digital, dez trampolins, duas escadinhas de aço, dois condicionadores de ar, uma impressora, um notebook, uma TV Smart 32”, um projetor multimídia, além do pagamento de profissionais.

O material e os recursos para pagamento de profissionais foram viabilizados por meio das emendas parlamentares nº 050/2018 e 203/2018, de autoria dos então vereadores Wilker Barreto e Álvaro Campelo somando um montante de R$ 100 mil.

“Receber os equipamentos e materiais, por meio do termo de fomento, é muito gratificante, não tenho palavras isso é um benefício não só para o Lar de Vitórias, mas principalmente para os pais e mães que recebem todos os equipamentos e atendimento de qualidade”, destacou Alexandre Kim, presidente do Lar de Vitórias.

Já o abrigo O Coração do Pai foi contemplado com a emenda parlamentar nº 26/2018, do vereador Isaac Tayah, no montante de R$ 50 mil, destinada ao pagamento de profissionais que desenvolvem os serviços no espaço.

“Emendas parlamentares são muito importantes, essa vamos usar para fortalecer o setor de fisioterapia, pois temos uma sala apropriada para isso e equipar com mais profissionais dessa área e da administrativa também, ou seja, é uma ajuda muito bem-vinda”, disse Barry Douglas, presidente da entidade.

O abrigo O Coração do Pai atende crianças de 0 a 13 anos e procura soluções a longo prazo, para elas e suas famílias, além de ajudar a comunidade, com a entrega de complementos alimentares para as famílias que nela estão cadastradas.

Termo de Fomento

Termo de Fomento é um instrumento jurídico pelo qual são formalizadas as parcerias da administração pública com as organizações da sociedade civil, em substituição aos convênios, para a consecução de finalidades do interesse público, envolvendo a transferência de recursos financeiros.

Texto – Alexsandro Machado / Semasc

Foto – Divulgação / Semasc

spot_img