24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Instituto da Mulher Dona Lindu realiza ‘Mutirão pela Doação de Leite Materno’

Ação foi realizada nesta quarta-feira (19/05) em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (19/05), o “Mutirão pela Doação de Leite Materno” em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A ação também está inserida na programação da “Semana de Doação de Leite Humano”.

O momento contribuiu para a conscientização e o incentivo para as mães que possuem excesso de leite e são saudáveis. Diante da importância da amamentação, a doação do leite materno, seja ela em qualquer quantidade, pode ajudar os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (Utins).

A diretora e enfermeira do Instituto, Dalzira Pimentel, convida a todas as mães que possuem excesso de leite e estejam saudáveis para doarem e participarem desta causa.

“Hoje é o dia da doadora de leite, e essa contribuição ajuda aqueles bebês pequenos que se encontram internados e em um futuro próximo irão se tornar grandes homens e mulheres para a nação, uma só gotinha é o necessário para garantir a saúde do bebê. Parabenizo as mães, pois todas são importantes para essas vidas. Que hoje possa ser um dia bastante produtivo e de saúde em abundância, convido a todas para doar e fazer parte desta grande ação”, destacou.

Benefícios – Entre os principais benefícios do leite materno, destacam-se: a proteção contra infecções, alergias, doenças respiratórias, doenças crônicas não transmissíveis, prevenção da obesidade infantil e de certas patologias como hipertensão, diabetes e colesterol alto. A amamentação ainda favorece o vínculo entre mãe e filho, estimulando o desenvolvimento emocional e cognitivo do recém-nascido.

A doadora, Patricia Azevedo, comentou a gratidão em poder fazer parte da vida dos bebês. “A doação é extremamente importante, pois muitas mães não conseguem uma boa quantidade de leite para alimentar os seus filhos. Eu me sinto grata em poder ajudar e, como tenho uma grande quantidade, ajudo como posso. Eu não sabia do processo de doação, só fui ter conhecimento quando o meu bebê esteve na Utin, por esse motivo eu me sensibilizei em ver tantas vidas que necessitam de ajuda com o leite e resolvi ajudar”, disse.

O objetivo desta semana, que tem como tema “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, é incentivar e conscientizar a população da existência de vidas que necessitam do leite materno para sobreviverem e assim garantirem a saúde conforme o crescimento e desenvolvimento.

FOTO: Arlinton Júnior/SES-AM

spot_img