24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Integrantes de juntas eleitorais participam de treinamento para eleição dos conselhos locais de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveu nesta quarta-feira, 9/9, treinamento para representantes das juntas eleitorais que irão trabalhar em eleição para composição dos 23 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), marcada para acontecer no período de 14 a 17 de setembro.

O treinamento foi realizado no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, das 9h às 15h, direcionado para profissionais da rede municipal de saúde da Prefeitura de Manaus, indicados pelos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para participar das juntas eleitorais no dia de votação.

De acordo com a coordenadora da Comissão Especial do Processo Eleitoral Complementar, a conselheira municipal de saúde Marlene Pereira da Silva, o treinamento foi organizado com o objetivo de orientar os profissionais sobre as normas do processo eleitoral e requisitos para os eleitores, entre outras informações.

“Os CLSs atuam de forma local e vinculada a uma unidade de saúde, e são compostos por representantes de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. Os representantes de gestores são nomeados por indicação do Distrito de Saúde, mas os trabalhadores são eleitos pelo voto de trabalhadores, e os usuários pelo voto de usuários”, explica Marlene.

As inscrições do processo eleitoral foram realizadas entre 17/8 e 4/9, com a meta de eleger representantes em vagas que não foram preenchidas na eleição realizada no mês de março deste ano, quando houve composição de 65 CLSs com 544 conselheiros locais de saúde para o mandato 2020-2023.

A edição nº 4.921 do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 8, traz publicada a lista de dos nomes dos candidatos homologados para concorrer no processo eleitoral, no total de 85 participantes que poderão compor 23 Conselhos Locais na rede municipal de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

Eleição

A eleição inicia na próxima segunda-feira, 14, nas unidades de saúde das zonas Norte e Leste, dando continuidade à votação nas zonas Sul (15), Oeste (16) e rural (17).

Seguindo decisão da Comissão Especial do Processo Eleitoral Complementar, em nove unidades de saúde, com apenas uma vaga a ser ocupada, a votação vai acontecer no horário das 9h às 12h, na UBS Sálvio Belota (zona Norte); UBS Alfredo Campos (zona Leste); UBS Luiz Montenegro, UBS Mansour Bulbol e UBS Ida Mentoni (zona Oeste); UBS Nossa Senhora de Fátima (zona rural); e UBS Vicente Pallotti, UBS Morro da Liberdade e UBS Japiim (zona Sul).

As unidades de saúde com mais de uma vaga terão a votação no horário das 9h às 15h: no Módulo de Saúde da Família Dr. Silas de Oliveira Santos, UBS Dr. José Amazonas Palhano, UBS Ampliada Josephina de Melo (zona Leste); UBS Redenção, Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá, UBS Santos Dumont e UBS Santo Antônio (zona Oeste); UBS Balbina Mestrinho e UBS Arthur Virgílio (zona Norte); UBS Petrópolis, UBS Nilton Lins, UBS Lourenço Borghi (zona Sul); UBS Ada Viana e UBS São Pedro (zona Rural).

Podem votar no segmento dos usuários eleitores da área de abrangência do serviço de saúde, com base na listagem oficial fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), ou usuários com cadastro de atendimento na Unidade de Saúde, apresentando documento de identidade.

Para o segmento dos trabalhadores, são considerados todos os trabalhadores da saúde da área de abrangência da Unidade de Saúde, devidamente comprovado por meio de uma relação nominal, expedida oficialmente pela direção do Distrito de Saúde correspondente.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

spot_img