25.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Inteligência Artificial: Uma Ferramenta Potente no Combate à Lavagem de Dinheiro no Brasil

O Brasil está se posicionando na vanguarda do combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, com a inteligência artificial (IA) emergindo como uma aliada crucial nessa luta. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou essa tendência durante um seminário em Brasília que marcou os 25 anos da lei contra esses crimes.

Falando no evento, Campos Neto enfatizou o potencial da IA como uma ferramenta complementar no combate à lavagem de dinheiro, apesar de reconhecer que as tecnologias emergentes também podem ser exploradas para fins ilícitos.

O Brasil, segundo ele, está progredindo na adoção de tecnologias avançadas para melhorar o rastreamento da origem de recursos ilegais. Com um foco renovado na rastreabilidade das operações, o país está se aperfeiçoando para prevenir e combater mais eficazmente tais atividades.

Durante o evento, Campos Neto também fez um balanço dos avanços do Brasil no alinhamento com as diretrizes da ONU e da OCDE. Ele reiterou o compromisso do país em reprimir crimes financeiros e salientou a importância da colaboração do BC com outros órgãos de controle, mencionando o sucesso das operações conjuntas com a Polícia Federal e o Ministério Público.

Além disso, ele informou que o BC realizou mais de 33 milhões de comunicações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), com 5,5 milhões dessas comunicações ocorrendo apenas no ano passado, demonstrando o esforço contínuo do banco no combate à criminalidade financeira.

spot_img