Intensificação da vacinação contra a Covid-19 em Manaus encerra com mais de 86 mil doses aplicadas

A terceira ação de intensificação da vacinação contra a Covid-19, realizada pela Prefeitura de Manaus, foi encerrada às 18h desta quarta-feira, 30/6, com 86.800 doses de vacinas aplicadas em 19 pontos distribuídos pela cidade. Deste total, 55.430 foram nos 16 locais disponibilizados exclusivamente pelo município, o equivalente a 63,85% das doses aplicadas.

Os três pontos que funcionaram em regime de 24 horas (sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques) aplicaram, juntos, 31.370 doses, de acordo com o sistema de registro de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para atender a demanda, que iniciou às 8h de terça-feira, 29/6, com o público de 28 anos e mais, ampliado pelo prefeito David Almeida no início da tarde desta quarta-feira, para 27 anos, a Semsa destinou 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Juntas, elas foram responsáveis pela aplicação de 25.456 doses de vacinas.

O prefeito David Almeida destacou o resultado da intensificação. “Pela terceira vez, em apenas um mês, fizemos uma mobilização para alcançar mais pessoas da população vacinável. Chegamos à casa dos 27 anos e em breve vamos avançar para outras faixas, até chegarmos ao público de 18 anos. Esses números consolidam cada vez mais, não só a capacidade de atendimento, mas a competência das nossas equipes, incansáveis na vacinação de nossa população. Esses são os verdadeiros heróis dessa batalha”, destacou.

Na primeira ação, realizada nos dias 12 e 13, foram aplicadas 143.116 doses de vacina. Na segunda, no último dia 19, outras 43.404, contribuíram para que a prefeitura ultrapassasse a marca de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Manaus.

No encerramento, a titular da Semsa, Shádia Fraxe, lembrou que a Prefeitura, responsável por operacionalizar a vacinação de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, está sempre aberta a parcerias.

“O governo federal está fazendo a aquisição e distribuição das vacinas para que os municípios executem as campanhas e os apoios em ações macro são sempre bem-vindos. Da nossa parte, seguiremos avançando nas faixas etárias à medida em que mais doses estiverem disponíveis, até alcançarmos toda a população”, assegurou.

A Semsa informa que nesta quinta-feira, 1º/7, não haverá vacinação contra a Covid-19, para que seja feita a consolidação dos dados da intensificação e o planejamento da campanha para os próximos dias. O atendimento será normalizado na sexta-feira, 2/7, nos pontos tradicionais, para as pessoas de 27 anos e mais, além das que estão no prazo para receber a segunda dose.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Foto – João Viana / Semcom