27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Intensificação do combate ao sarampo leva vacinação a comunidades da zona Oeste

As comunidades do Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, Parque Riachuelo, no Conjunto Cidadão 10, Parque São Pedro e Campos Sales, na área do Tarumã, todas na zona Oeste de Manaus, receberam nesta terça-feira, 31/7, equipes do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para vacinar adultos e crianças contra o sarampo. A ação foi articulada pela equipe da Gerência de Vigilância em Saúde e envolveu aproximadamente 60 servidores do Disa Oeste.

A atividade é parte das ações da segunda etapa do Plano de Intensificação do Combate ao Sarampo, que a Prefeitura de Manaus começou a executar no dia 16, logo após a decretação, pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, da Situação de Emergência em Manaus.

O chefe de Imunização do Distrito de Saúde Oeste, Adamor Cavalcante, destacou que todos precisam se vacinar. Segundo ele, a meta é atualizar a vacinação da Tríplice Viral nos moradores, prevenindo contra o aumento do sarampo, rubéola e caxumba. “Nós estamos com oito pontos estratégicos com 24 equipes atuando com essa intensificação em combate ao Sarampo.”

A comunidade Parque das Tribos é formada por, aproximadamente, 630 famílias, a maioria indígenas, de 35 etnias, que residem na localidade há quatro anos. A ticuna Elizete Turima Ribeiro, de 37 anos, já havia levado os quatro filhos para vacinar, mas ainda não estava imunizada. Ela aproveitou a oportunidade para receber o imunobiológico. “Foi muito bom os vacinadores virem aqui. Já tinha levado as crianças, mas eu ainda podia ficar doente.”

As ações itinerantes de vacinação também estão sendo realizadas em escolas, empresas, batalhões da Polícia Militar, supermercados, que são locais de grande concentração de pessoas, em todos os Distritos de Saúde da Semsa.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui