Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Internos da Unidade Prisional de Tefé recebem atendimento médico e odontológico

Internos da Unidade Prisional de Tefé (UPT), distante 523 quilômetros de Manaus, recebem atendimento médico e odontológico todas as terças e quintas-feiras, com o objetivo de manter constantemente sob controle o quadro de saúde dos privados de liberdade, com vistas às diversas doenças que permeiam o ambiente carcerário.

As atividades de saúde acontecem numa parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Tefé, e foram intensificadas a partir do surgimento da Covid-19. Uma equipe, composta por um médico clínico-geral, uma enfermeira, um dentista e uma auxiliar odontológica, divide-se nos atendimentos pela manhã e tarde.

Uma média de 15 internos é consultada a cada dia, recebem encaminhamento para especialistas e exames quando necessário. Procedimentos odontológicos como extração e restauração dentária são os mais procurados pelos 96 internos da unidade.

O trabalho em conjunto permite que um técnico em enfermagem fique durante toda a semana à disposição da unidade para realizar procedimentos, tais como coleta de material para exames, curativos, medicação em presos que realizam tratamento para tuberculose e triagem de internos para os atendimentos médico e odontológico.

“Temos um eficiente serviço de saúde prestado nesta unidade prisional, fazendo com que a população carcerária aqui inserida possa cumprir sua pena ou medida provisória com pleno acesso ao sistema público de saúde. O assunto é tratado com bastante seriedade e respeito por esta administração penitenciária”, declarou o diretor da UPT, Paulo Oney.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-