Internos do CDPM 1 iniciam aulas de Ensino a Distância da Estácio

A primeira turma de internos do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1) que irá cursar o Ensino Superior a Distância (EaD) na unidade, iniciou as aulas no sistema prisional na tarde desta sexta-feira (18/09). A oportunidade está sendo possível por meio da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Universidade Estácio de Sá, e a cogestora New Life.

Os 12 reeducandos que deram início à caminhada, rumo à graduação, participaram do vestibular da faculdade no final de abril. Com a pontuação obtida no exame, eles conseguiram bolsas equivalentes a 70% de desconto no valor integral da matrícula, durante o primeiro ano do curso, e 50% até o final. O pagamento da mensalidade do curso fica a cargo dos familiares do interno.

A partir de agora, toda sexta-feira, durante um período de três horas diárias, os selecionados estarão na sala de informática da unidade, devidamente equipada com computadores, carteiras, e todo o suporte necessário, para participar das aulas on-line. As graduações escolhidas pelos reeducandos foram: Administração, Empreendedorismo, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Serviço Social e Teologia.

O diretor do CDPM 1, Dyego Castelo Branco, afirmou estar orgulhoso com a novidade. “É mais uma oportunidade para os internos no que tange à ressocialização. Com atitudes como essa criamos o sentimento de esperança de um futuro melhor junto à sociedade que temos certeza que será único e valoroso”, disse ele.

O calouro Gustavo* (nome fictício*), ao ingressar no curso de Administração, almeja mais do que a chance de poder remir os dias de sua pena. “Minhas expectativas ao iniciar uma nova faculdade é a de acrescentar mais conhecimento para mim, pois ele é algo que nunca se perde e que ninguém pode te tirar, apenas a morte. Sair daqui com uma graduação é uma excelente oportunidade de construir uma carreira duradoura lá fora, e é o que eu busco, um novo recomeço”.

FOTO: Divulgação/Seap