27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Internos do Puraquequara fabricam tijolos para reformas da unidade prisional

Quatro reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na Estrada do Puraquequara, Km 02, Ramal Bela Vista, trabalham na confecção de tijolos para o estabelecimento prisional. Os serviços estão sendo realizados desde o início de novembro e são coordenados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela empresa de cogestão RH Multi.

Para participar da produção, os reeducandos que fazem parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” tiveram que passar por uma capacitação por meio do curso de Pedreiro, promovido na unidade. Cerca de 750 tijolos já foram produzidos e estão sendo utilizados na reforma das galerias e na construção do novo almoxarifado da UPP.

A produção dos tijolos é constante e supervisionada pela engenharia civil da cogestora. “O trabalho dos internos na fábrica de tijolos representa grande economia para os cofres públicos e celeridade para as obras que são realizadas dentro da própria unidade, uma vez que não é mais necessário aguardar o abastecimento externo de blocos para desempenhar as obras essenciais”, disse o diretor adjunto da UPP, Dyego Corrêa Castelo Branco.

Entre os planos para o futuro, após as reformas e construções na UPP, estão previstas a distribuição dos blocos para outras unidades do sistema prisional e fechamento de parcerias com empresas e lojas de construção para revenda da produção excedente.

Remição pelo trabalho – Além de garantir atividades práticas para uma futura nova profissão, os internos participantes da fábrica de tijolos também garantem a remição de pena pelo trabalho, prevista na Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210, que resulta em um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho.

FOTO: Divulgação/Seap

spot_img