31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Investimento de 1,3 milhão em equipamentos e implementos agrícolas irá incentivar agricultura familiar em Silves

Em Silves, 135 famílias rurais foram beneficiadas com a entrega de equipamentos e implementos agrícolas nesta semana. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a prefeitura do município. Ao todo, mais de 30 comunidades de Silves serão contempladas com o incentivo orçado no valor de R$ 1,3 milhão.

Nesta primeira etapa, foram beneficiados agricultores familiares das comunidades Igarapé Açuzinho, Conceição, Curuá, Santana, Santo Antônio e Vila Barbosa. A ação irá abranger ainda 30 comunidades na região do Médio e Baixo Rio Urubu, Rio Sanabani, Rio Içapani e Lago do Canaçari. Entre os equipamentos e implementos agrícolas doados estão um trator agrícola de 100cv completo, microtrator de 11cv, triciclo, roçadeira, motor rabeta, motor estacionário, caminhão com carroceria, kit de casa de farinha, kit de pesca e kit de ferramentas.

De acordo com o gerente do Idam em Silves, Rosilque França, antes da entrega, o Idam realizou visitas técnicas para verificar a necessidade de cada comunidade, e uma das maiores dificuldades está no transporte para escoamento da produção. “Com os equipamentos, os produtores rurais poderão ampliar a produção de farinha, já que o município tem aproximadamente 900 famílias que trabalham com a atividade, com uma área de 1,1 mil hectares. Além disso, com a mecanização serão recuperadas as áreas degradadas e, consequentemente, novos desmatamentos serão evitados”, destacou o gerente.

Para o produtor rural Misael de Souza, morador da comunidade Igarapé do Açuzinho, os incentivos serão de grande utilidade para os comunitários, visto que irão amenizar o esforço físico do homem no campo. “Com o trator, iremos arrumar o ramal e colocar o trabalho para funcionar. Espero que não só eu, mas todos os moradores sejam beneficiados com esse incentivo”, disse o produtor.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IDAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui