Manaus, 14 de outubro de 2023
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Batalhão Ambiental e efetivos das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), lançou uma operação conjunta para combater e inibir queimadas criminosas em seis municípios da região metropolitana do estado. A operação teve início na quinta-feira (12/10) e está programada para se estender até o final deste mês.
Além das equipes que estão atuando nas regiões metropolitanas, o combate aos crimes ambientais também inclui a Operação Tamoiotatá, que opera de forma permanente no sul do estado.
O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, enfatizou que o órgão está agindo estritamente de acordo com a legislação ambiental e está desempenhando seu papel nas ações em prol da Amazônia. “O Ipaam está atuando de forma intensiva e ostensiva em todo o estado, não apenas para combater as queimadas criminosas, mas também para coibir a ação desses infratores e aplicar punições rigorosas de acordo com a legislação ambiental vigente”, afirmou Valente.
O reforço para Autazes, Manaquiri e Careiro Castanho foi enviado na última quarta-feira (11/10), após o anúncio de mais efetivos no combate ao fogo e de suporte aéreo enviado por outros estados brasileiros, conforme determinado pelo governador Wilson Lima. Desde a quinta-feira (12/10), outra equipe composta por fiscais do Ipaam e policiais da Rocam está cobrindo os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.
Até o momento, foram identificados 242 hectares afetados pelas queimadas, e dois trabalhadores rurais foram flagrados usando fogo em Autazes e no Careiro Castanho. Eles terão seus registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) consultados para a aplicação das medidas cabíveis. Além disso, dois homens em uma motocicleta foram abordados pelo Batalhão Ambiental por estarem transportando combustível em recipientes. Após a confirmação de suas identidades e a justificativa de que o combustível era para roçadeiras, os homens foram liberados. Nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, não foram encontrados focos de incêndio, apenas vestígios do que já havia sido controlado e apagado pela equipe dos bombeiros na semana anterior.
O Ipaam realiza ações ao longo de todo o ano, incluindo educação ambiental em todo o estado, monitoramento ambiental e de áreas protegidas, bem como fiscalização em todo o território amazonense, dentro dos limites de sua competência estadual. A Operação Tamoiotatá é uma operação permanente que ocorre de fevereiro a novembro todos os anos.
Fonte: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)