24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ipaam interdita fábricas de asfalto sem Licença Ambiental em Itapiranga no Amazonas

Fiscais do Instituto Ambiental do Amazonas (Ipaam) interditaram, nesta segunda-feira (22/1), as atividades de duas fábricas de produção de asfalto no bairro Terra Nova, no município de Itapiranga, distante 339 quilômetros de Manaus, que estavam funcionando no mesmo lugar sem Licença de Operação Ambiental e a menos de 300 metros do Hospital Miguel Batista, naquela cidade.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do órgão (Gefa), Abener Brandão de Souza, semana passada, moradores de Itapiranga denunciaram ao Ipaam, por meio de fotografias e vídeos produzidos de aparelho celular, a existência constante de fumaça densa, escura e de odor forte expelida pela chaminé das empresas, o que estava causando intoxicação em algumas pessoas.

moradores de Itapiranga denunciaram ao Ipaam | Amazonas Notícias
Moradores de Itapiranga denunciaram caso ao Ipaam

Brandão informou que o material chamou atenção da equipe de fiscalização que, nesta segunda-feira (22), foi ao local e constatou a denúncia. As empresas receberam autos de infração, termos de embargos das atividades e, uma delas, multa de R$ 100 mil por infração ambiental, conforme o Decreto Federal nº 6514/08. A ação contou com o apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BAPM).

O gerente de Fiscalização disse que, no local, os fiscais também flagraram o armazenamento em local inadequado de produtos utilizados para a produção de massa asfáltica em tonéis de ferro. “As empresas tem o prazo de 20 dias para se regularizarem junto ao Ipaam para que voltem a operar. Enquanto isso, o local está interditado”, reafirmou Abener Brandão.

FOTOS: Divulgação/Ipaam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui