27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ipaam registra 40% no aumento de resgates de animais silvestres em 2019

No primeiro semestre de 2019, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou um aumento de 40% no número de animais silvestres resgatados em relação ao ano de 2018, sendo esse aumento de 301 para 425. Dentre os números registrados, 132 são répteis, 223 aves e 70 mamíferos.

Ainda no primeiro semestre do ano, a equipe da Gerência de Fauna (Gefau) do Ipaam resgatou um total de 80 espécies. Dos 425 exemplares resgatados, 57% foram destinados para recuperação, 40% foram soltos e apenas 3% vieram a óbito.

As dez principais espécies resgatadas nesse mesmo período foram: Periquitão-maracanã, Pariri (Juriti), Iguana (Camaleão), Jiboia, Mucura, Jacaré-coroa, Socózinho, Jabitu-tinga, Preguiça-bentinho e Jacaré-tinga.

De acordo com o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, dos 425 animais resgatados, 85 eram filhotes. “A Gerência de Fauna recomenda que apenas em último caso os filhotes de pássaros devam ser retirados do local, pois existe grande chance dos pais estarem nas proximidades e retomarem os cuidados parentais”, disse.

Garcia explicou ainda que, nesses casos, é importante procurar um ninho para onde devolver o passarinho ou, caso não haja ninho ou ele esteja quebrado, uma caixa pode ser amarrada a uma árvore para substituir o abrigo. Além disso, ele informou também que as aves não podem ser retiradas do ninho, pois se trata de crime ambiental previsto em Lei.

Para solicitar o resgate de animais silvestres, o cidadão poderá ligar para a Gerência de Fauna do Ipaam no número: (92): ‪2123-6739.

FOTO: Divulgação/Ipaam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui