24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ipês começam a florir fora de época na avenida Djalma Batista

Os seguidos dias de sol forte registrados na cidade, nas últimas semanas, podem ter desencadeado o início do processo de floração de algumas dos ipês da avenida Djalma Batista. O ciclo reprodutivo característico da espécie começa a acontecer no verão, tradicionalmente, entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco. As árvores perdem as folhas e florescem, num processo que caracteriza a adaptação das mesmas ao espaço onde estão inseridas. Esse é o quinto florescimento do conjunto formado pelas 315 árvores da espécie ipê branco plantadas pela Prefeitura de Manaus no corredor viário.

“Nesse momento, de elevadas temperaturas, todas as energias da planta estão voltadas ao ciclo reprodutivo, depois surgem as vagens e os ipês retomam a emissão das folhas. A perda das folhas faz parte da biologia da planta e é uma estratégia de sobrevivência da árvore, que busca economizar o máximo de umidade que ela puder sempre no período do verão”, afirma o diretor de Área Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Lucas Ourique.

Os ipês recebem atenção da Semmas com ações de manutenção, reposição, podas de condução (em alguns casos) visando adequar as árvores à realidade da cidade. Por meio do programa “Arboriza Manaus”, instituído pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em 2016, outros logradouros públicos da cidade também receberam o plantio de ipês, a exemplo das rotatórias da Cidade Nova, Ponta Negra, avenidas Ephigênio Sales, Max Teixeira, Rodrigo Otávio, André Araújo, avenida Brasil, praça do Petrópolis, entre outros.

A primeira floração dos ipês da Djalma Batista aconteceu em 2015, mas não tão intensa. Em 2016, as árvores já apresentaram um estágio de desenvolvimento maior, com a floração plena da maior parte dos indivíduos. Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores que ganharão novas folhas. Neste momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas

Foto – Nathalie Brasil / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui