27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Iranduba recebe ajuda humanitária e purificadores de água da Defesa Civil do Estado

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, realizou na manhã desta sexta-feira (02/08) mais uma entrega de ajuda humanitária e purificadores de água do Projeto Salta-Z, referente à segunda fase da Operação Enchente 2019. Desta vez, o município contemplado foi o de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus, localizado na calha do Médio Solimões.

O município de Iranduba teve 13.112 pessoas afetadas pela cheia, que atingiu um total de 3.278 famílias. Os moradores cadastrados previamente pela Defesa Civil do Município receberam os seguintes itens: 1.931 cestas básicas; 1.287 kits de higiene; 1.287 redes; 1.287 kits de limpeza; 129 kits dormitório; e oito (8) purificadores de água do Projeto Salta-Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, da Fundação Nacional de Saúde – Funasa).

Participaram da entrega o secretário adjunto e coordenador de Articulação e Mudanças Climáticas, tenente coronel BM Clóvis Junior, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima; e o prefeito de Iranduba, Chico Doido; além de secretários municipais e vereadores da localidade.

O tenente coronel BM Clóvis Junior fez questão de ressaltar a importância não apenas da ajuda humanitária, mas também dos purificadores de água.

“Essa é uma tecnologia que irá proporcionar água de qualidade, água que irá proporcionar o bem-estar maior a toda a população e, acima de tudo, uma melhor qualidade de vida. Porque será uma água tratada e não trará nenhum risco de doenças para população”.

O prefeito de Iranduba, Chico Doido, destacou o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e, acima de tudo, o projeto inovador dos purificadores de água por meio do projeto Salta-Z.

“Os oito filtros Salta-Z que nós recebemos servirão justamente para acabar com o problema de algumas comunidades onde, quando o rio seca, tem gente que precisa andar de dois a três quilômetros para pegar água. Este ano, se Deus quiser, vamos acabar com esse problema”, afirmou o prefeito.

Já para dona Raimunda da Costa Maia, que veio da comunidade Nossa Senhora de Fátima e perdeu toda a plantação, essa ajuda chegou em boa hora. “Isso já é de grande importância e vai dar força para que nós agricultores possamos nos recuperar dessa cheia”, destacou ela.

O Governo do Estado vem somando esforços para dar uma resposta imediata às necessidades dos municípios. Em Iranduba, desde os primeiros impactos, a Defesa Civil do Município, juntamente com a Defesa Civil do Estado, vêm trabalhando diuturnamente para que as ações atendam aos anseios daqueles que precisam da ajuda do Estado.

FOTO: Divulgação/Defesa Civil do Estado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui