Take a fresh look at your lifestyle.

Itacoatiara – Nove mil alunos da rede pública estadual voltam às aulas presenciais

Treze escolas na zona urbana e duas na zona rural retornaram com as aulas nas escolas

-publicidade-

Cerca de 9 mil alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto voltaram às aulas presenciais, na segunda-feira (23/11), em Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus. Com máscaras e respeitando os protocolos de segurança em saúde, os estudantes foram recepcionados pelos servidores das escolas, participaram dos esclarecimentos sobre o retorno e assistiram às aulas.

A estudante Dayanna Marques, que cursa o 9° ano na Escola Estadual (EE) Professor Fernando Ellis Ribeiro, aprovou a volta das atividades presenciais. “Os protocolos estão sendo seguidos, tanto no recreio como na sala. Quando eu estava em casa, estudei com o ‘Aula em Casa’, mas voltar é importante, porque no aprendizado presencial é mais fácil pedir orientação, tirar dúvidas, principalmente de Matemática e Português”, observa.

A coordenadora regional do município, Rosekeury Lamego, diz que 15 das 16 escolas da cidade retornaram às atividades. A única que não voltou está passando por revitalização. As unidades são responsáveis pelos ensinos Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e, também, Médio.

“Todas as nossas escolas passaram por adequação hidrossanitária. Recebemos álcool em gel suficiente para o uso de nossos alunos e servidores, e as unidades foram adaptadas com pias, para a assepsia das mãos, totens de álcool e dispensadores”, conta a coordenadora.

Lamego diz, ainda, que alguns pais visitaram as unidades escolares e, depois da visita, ficaram mais confiantes em mandar os estudantes para as aulas presenciais. A visita pode ser solicitada diretamente na escola do estudante.

Adequações – Assim como aconteceu em Manaus, as escolas do interior foram adaptadas para receber os estudantes e servidores. A assessora da Secretaria Adjunta Executiva do Interior, Ionaraellen Santos, destaca que a pasta atendeu todos os requisitos e prioriza a saúde de todos os envolvidos na Educação.

“A Secretaria de Educação providenciou todos protocolos de segurança, de acordo com os órgãos de Saúde. Além disso, passamos por todas as adequações estruturais necessárias, viabilizamos a merenda escolar para atender toda a demanda e esclarecemos os protocolos para todos os nossos funcionários, em reunião”, afirma.

“Em Itacoatiara, o retorno foi tranquilo e bem aceito por nossos alunos e pelos pais. Muitos deles foram às escolas para conhecer os protocolos e estão de acordo com a volta às aulas presenciais”, finaliza.

FOTO: Drance Jesuz/Seduc-AM

-publicidade-